A proposição de uma sequência didática sobre biotecnologia para o ensino médio : interfaces para o letramento científico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPalcha, Leandro Siqueira, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorVeiga, Gisele Tatiane Soares da, 1998--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:04:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:04:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77666-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77666-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Leandro Siqueira Palcha.-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionResumo : O ensino de Ciências e Biologia é fundamental para a formação de sujeitos letrados cientificamente. No entanto, pode-se dizer que um dos maiores entraves reside na utilização apenas de metodologias tradicionais/expositivas, pelas quais os conteúdos são apresentados de maneira desestimulante a aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, contribui para o afastamento da sociedade do conhecimento científico. Entre as áreas mais afetadas por essa forma de ensino está a Genética, na qual o enfoque é dado aos conteúdos clássicos e pouco se discute sobre os avanços científicos mais atuais, como as áreas da Biotecnologia. As metodologias ativas são estratégias de ensino que visam promover o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem, contribuindo para um ensino ativo, atrativo, instigante e motivador. Entre as possíveis abordagens o enfoque CTS pode promover o letramento científico e a formação para a cidadania ao possibilitar a compressão da dimensão social da ciência e da tecnologia de modo contextualizado com a realidade global. No entanto, para que de fato contribuam com o processo de ensino-aprendizagem, os conteúdos devem ser bem planejados, organizados e revisados. Para isso, as Sequências Didáticas (SD) são ferramentas educacionais fundamentais que podem superar o ensino tradicional ao proporcionar uma estratégia de ensino mais instigadora. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma Sequência Didática para o ensino de Biotecnologia, com ênfase nos conteúdos de genética, utilizando metodologias ativas em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) a fim de contribuir para/com o letramento científico. Para isso, a SD foi planejada e elaborada de acordo com os Três Momentos Pedagógicos, contemplando: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento; de modo a integrar os conteúdos com a abordagem CTS. Foram desenvolvidas oito aulas para o ensino médio sobre a biotecnologia; seus fundamentos genéticos; suas principais aplicações e contribuições nas áreas da saúde, indústria e meio ambiente; e suas implicações éticas e sociais. Por fim, após ser validada, a SD foi analisada quanto as suas contribuições para o letramento científico. Nesta perspectiva, a sequência possibilita a compreensão de conceitos científicos e tecnológicos de modo a oportunizar a aplicação desse conhecimento no cotidiano e na resolução de problemas sociais. Dessa maneira, espera-se fornecer um material didático que possa auxiliar no processo educativo, contribuir para o letramento científico, promover um ensino de qualidade e uma aprendizagem ativa.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBiotecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Título: dc.titleA proposição de uma sequência didática sobre biotecnologia para o ensino médio : interfaces para o letramento científico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.