Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Veiga, Gisele Tatiane Soares da, 1998- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:04:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:04:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77666 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77666 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Leandro Siqueira Palcha. | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O ensino de Ciências e Biologia é fundamental para a formação de sujeitos letrados cientificamente. No entanto, pode-se dizer que um dos maiores entraves reside na utilização apenas de metodologias tradicionais/expositivas, pelas quais os conteúdos são apresentados de maneira desestimulante a aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, contribui para o afastamento da sociedade do conhecimento científico. Entre as áreas mais afetadas por essa forma de ensino está a Genética, na qual o enfoque é dado aos conteúdos clássicos e pouco se discute sobre os avanços científicos mais atuais, como as áreas da Biotecnologia. As metodologias ativas são estratégias de ensino que visam promover o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem, contribuindo para um ensino ativo, atrativo, instigante e motivador. Entre as possíveis abordagens o enfoque CTS pode promover o letramento científico e a formação para a cidadania ao possibilitar a compressão da dimensão social da ciência e da tecnologia de modo contextualizado com a realidade global. No entanto, para que de fato contribuam com o processo de ensino-aprendizagem, os conteúdos devem ser bem planejados, organizados e revisados. Para isso, as Sequências Didáticas (SD) são ferramentas educacionais fundamentais que podem superar o ensino tradicional ao proporcionar uma estratégia de ensino mais instigadora. Nessa perspectiva, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma Sequência Didática para o ensino de Biotecnologia, com ênfase nos conteúdos de genética, utilizando metodologias ativas em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) a fim de contribuir para/com o letramento científico. Para isso, a SD foi planejada e elaborada de acordo com os Três Momentos Pedagógicos, contemplando: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento; de modo a integrar os conteúdos com a abordagem CTS. Foram desenvolvidas oito aulas para o ensino médio sobre a biotecnologia; seus fundamentos genéticos; suas principais aplicações e contribuições nas áreas da saúde, indústria e meio ambiente; e suas implicações éticas e sociais. Por fim, após ser validada, a SD foi analisada quanto as suas contribuições para o letramento científico. Nesta perspectiva, a sequência possibilita a compreensão de conceitos científicos e tecnológicos de modo a oportunizar a aplicação desse conhecimento no cotidiano e na resolução de problemas sociais. Dessa maneira, espera-se fornecer um material didático que possa auxiliar no processo educativo, contribuir para o letramento científico, promover um ensino de qualidade e uma aprendizagem ativa. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biotecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Título: dc.title | A proposição de uma sequência didática sobre biotecnologia para o ensino médio : interfaces para o letramento científico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: