Como se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genética

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Autor(es): dc.contributorRoxo, Valeria Maria Munhoz Sperandio, 1958--
Autor(es): dc.contributorPereira, Patrícia Barbosa, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorLima, Lucas Trevisan França de, 1996--
Autor(es): dc.creatorOliveira, Rafael de, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:58:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:58:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77644-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77644-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Valéria Maria M. Sperandio Roxo-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Patrícia Barbosa Pereira-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionResumo : O ensino das Ciências têm sido um desafio para educadores na atualidade. O desenvolvimento de metodologias e estratégias é fundamental para a consolidação do processo ensino-aprendizagem, uma vez que a temática é tratada de forma fragmentada e descontextualizada com a realidade dos estudantes. A ciência tradicional é ensinada de maneira técnica com aspectos de racionalidade lógica e seguindo o rigor proposto pelo método científico, tendo pouca flexibilidade no momento de aprendizagem. Consequentemente há somente uma transmissão e memorização dos conteúdos sem um significado para o educando. Uma das possíveis formas de superar este problema é pelo uso de modelos didáticos como estratégias de ensino. Modelos auxiliam na sistematização e simplificação de realidades complexas, permitindo que os estudantes consigam elucidar processos que requerem alta capacidade de abstração. Sendo assim, o presente estudo descreve a confecção de um modelo didático sobre as leis de Mendel, o qual é composto por ratos de Biscuit com características fenotípicas visualmente perceptíveis e seus cromossomos, os quais são utilizados para simular o processo de segregação e recombinação durante a meiose. O modelo didático elaborado permitiu testar empiricamente quais os possíveis fenótipos herdados pelas gerações conseguintes e a razão pela qual as leis de Mendel apresentam proporções genotípicas e fenotípicas teoricamente estabelecidas. Como forma de validar e verificar a eficiência do uso do modelo desenvolvido, foi realizada uma pesquisa de caráter etnográfico aplicado à educação, com turmas de ensino superior da instituição, na qual o estudo foi desenvolvido.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDidatica-
Palavras-chave: dc.subjectGenética-
Palavras-chave: dc.subjectMendel, Lei de-
Título: dc.titleComo se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genética-
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