Práticas didático-pedagógicas para inclusão de alunos especiais no ensino regular do Estado do Paraná : uma revisão

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHuf, Dulce Dirclair, 1955--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Letícia Boslooper, 1995--
Autor(es): dc.creatorMercurio, Mayla Sabrina Baladelli, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:37:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:37:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77643-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77643-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Dulce Dirclair Huf Bais-
Descrição: dc.descriptionArtigo (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionResumo : A inclusão de alunos especiais nas escolares regulares é assegurada por lei e encontra-se em vigência no Estado do Paraná desde 2003. Com o intuito de melhor inserir esses alunos no contexto regular de ensino, é necessária a utilização de metodologias alternativas que atendam às especificidades desses discentes. Adicionalmente, a formação continuada dos profissionais da educação também é essencial para que haja a inclusão efetiva. Tendo em vista essas questões, este artigo teve como objetivo central a busca bibliográfica por trabalhos que descreveram propostas para a inclusão de alunos com necessidades especiais na educação regular do Estado do Paraná, bem como a qualificação continuidade professores, desenvolvidos nos últimos dez anos. Foi possível identificar através desta busca uma deficiência na produção de conteúdos que auxiliem os professores e as escolas no processo de inclusão. Dessa forma, a pesquisa educacional com foco na inclusão se faz necessária para que, futuramente, esses alunos especiais possam ser apropriadamente inseridos no contexto escolar comum.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Título: dc.titlePráticas didático-pedagógicas para inclusão de alunos especiais no ensino regular do Estado do Paraná : uma revisão-
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