Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Huf, Dulce Dirclair, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Letícia Boslooper, 1995- | - |
Autor(es): dc.creator | Mercurio, Mayla Sabrina Baladelli, 1995- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77643 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77643 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Dulce Dirclair Huf Bais | - |
Descrição: dc.description | Artigo (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A inclusão de alunos especiais nas escolares regulares é assegurada por lei e encontra-se em vigência no Estado do Paraná desde 2003. Com o intuito de melhor inserir esses alunos no contexto regular de ensino, é necessária a utilização de metodologias alternativas que atendam às especificidades desses discentes. Adicionalmente, a formação continuada dos profissionais da educação também é essencial para que haja a inclusão efetiva. Tendo em vista essas questões, este artigo teve como objetivo central a busca bibliográfica por trabalhos que descreveram propostas para a inclusão de alunos com necessidades especiais na educação regular do Estado do Paraná, bem como a qualificação continuidade professores, desenvolvidos nos últimos dez anos. Foi possível identificar através desta busca uma deficiência na produção de conteúdos que auxiliem os professores e as escolas no processo de inclusão. Dessa forma, a pesquisa educacional com foco na inclusão se faz necessária para que, futuramente, esses alunos especiais possam ser apropriadamente inseridos no contexto escolar comum. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Práticas didático-pedagógicas para inclusão de alunos especiais no ensino regular do Estado do Paraná : uma revisão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: