Articulando letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorSantos, Fabielle Pereira dos, 1994--
Autor(es): dc.creatorTwardowschy, Manuela Catharina, 1993--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:31:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:31:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77642-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77642-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Odisséa Boaventura de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionResumo : Para cumprir sua função social a escola tem por papel não somente transmitir conhecimentos aos alunos, mas criar possibilidades para a sua própria produção para que possa formar cidadãos com capacidade crítica dentro do espaço e cultura em que vivem. O tema letramento, ainda recente no contexto brasileiro, nem sempre vem sendo incluído e compreendido com clareza pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, responsáveis por auxiliar as crianças ao longo do caminho da aprendizagem da leitura e da escrita. Sabe-se que para se planejar uma proposta de letramento é necessário, primeiramente, compreender sua conceituação. Para tanto, apresenta-se um estudo qualitativo realizado a partir da implementação de uma sequência didática para o 3o ano do Ensino Fundamental, que teve como objetivo observar o letramento científico dentro da temática alimentação ao verificar na produção textual a capacidade e o desenvolvimento dos alunos em mobilizar o conhecimento após leitura literária, bem como analisar essa escrita e a habilidade dos alunos na construção de sentidos próprios. A sequência foi planejada com o objetivo de permitir que os alunos trabalhassem ativamente no processo de construção do seu conhecimento sobre o mundo. Tece-se relações entre a Análise de Discurso e o processo de Alfabetização Científica para analisar, nos textos de 5 estudantes selecionados, as construções de sentido próprio procurando encontrar indicadores que mostrem se a Alfabetização Científica está começando a acontecer. Os resultados apontam a preponderância de um letramento científico rudimentar no primeiro texto produzido pelos alunos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleArticulando letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.