Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schneider, Gabriela, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Salemme, Bruna Wuilleumier, 1995- | - |
Autor(es): dc.creator | Ciapparini, Paula Giovanna, 1996- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:21:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:21:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77641 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77641 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Gabriela Schneider | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A área de atuação e condições de trabalho dos profissionais do magistério tem sido estudada por muitos pesquisadores. A questão docente precisa ser discutida a luz da normatização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (BRASIL, 1996) na qual estão definidas algumas regras para a questão da atuação docente, bem como de sua condição de trabalho, exigindo como formação mínima a licenciatura para atuação na educação básica, exigência de ingresso por concurso público de provas e títulos, valorização profissional por meio de planos de carreira e salários, etc. Atualmente a prática em docência não é vista com atratividade para os alunos das licenciatura, e aqueles que estão dentro deste mercado, em sua maioria, assumem exercer tal profissão por amor, visto que as dificuldades enfrentadas diariamente são um tanto desmotivadoras. O objetivo deste estudo foi apresentar um perfil dos professores da educação básica com formação exclusiva em ciências biológicas, que atuam no ensino médio. Buscou-se descrever em um quadro geral, as características desses professores na região sul do Brasil. A análise teve como base os dados do Censo da Educação Básica do ano de 2017 da região sul, especialmente o arquivo referente aos profissionais do magistério, com foco nos professores em regência de classe e que são formados em ciências biológicas, a partir dos quais se descreveram as características dos docentes, identificando aspectos importantes sobre os professores e suas relações com o trabalho para melhor compreensão da realidade desses profissionais. Por fim, a partir da análise dos dados, foi demonstrado uma prevalência de mulheres na docência no sul do Brasil, sendo predominantemente brancas. A grande maioria dos professores pertencem à rede pública estadual, sendo esses, também, os que possuem maior número de turmas. Além disso, há uma grande diferença no número máximo de turmas dos professores com contrato temporário daqueles concursados, sendo o número dos primeiros muito maior do que dos segundos; isso evidencia muito sobre as condições de trabalho encontradas por esses profissionais. E por fim, em sua maioria, os professores formados em ciências biológicas ministram aulas de biologia, mesmo que uma parcela considerável deles ministrem aulas de outras matérias como linguagens, matemática e ciências da natureza. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de biologia | - |
Título: dc.title | Perfil dos docentes com licenciatura em ciências biológicas no sul do país | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: