A teoria econômica como instituiçao influente na racionalidade dos estudantes de economia da Universidade Federal do Paraná

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Autor(es): dc.contributorPessali, Huáscar Fialho, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Thais Zilio Testi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:26:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:26:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77628-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77628-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Huascar Fialho Pessali-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: As instituições podem ser grandes influenciadoras no processo decisório dos indivíduos, assim como o idioma e a forma de se portar à mesa, a Teoria Econômica pode ser caracterizada como uma instituição detentora de uma força capaz de alterar ou moldar as preferências dos agentes que com ela entram em contato. Partindo desse pressuposto, um estudo empírico foi feito com os estudantes do Curso de Graduação de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Paraná; para tal, utilizou-se de um questionário contendo doze questões que tratavam de assuntos diversos, os alunos eram tentados a escolher entre alternativas que revelavam uma tendência ao comportamento cooperativo ou ao comportamento auto-centrado. Após aplicação dos questionários as respostas dos alunos de primeiro ano e de último ano foram comparadas, e desta comparação surgiram as conclusões finais desse estudo. Foi possível concluir, então, que tais indivíduos tiveram suas preferências modificadas durante o processo de formação em seu curso de graduação, enquanto os alunos de primeiro ano demonstraram uma tendência ao comportamento cooperativo, os alunos de último ano demonstraram uma tendência ao auto-centrismo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisorio - Estudantes-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica econômica-
Título: dc.titleA teoria econômica como instituiçao influente na racionalidade dos estudantes de economia da Universidade Federal do Paraná-
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