Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pessali, Huáscar Fialho, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Thais Zilio Testi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:26:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:26:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77628 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77628 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Huascar Fialho Pessali | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As instituições podem ser grandes influenciadoras no processo decisório dos indivíduos, assim como o idioma e a forma de se portar à mesa, a Teoria Econômica pode ser caracterizada como uma instituição detentora de uma força capaz de alterar ou moldar as preferências dos agentes que com ela entram em contato. Partindo desse pressuposto, um estudo empírico foi feito com os estudantes do Curso de Graduação de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Paraná; para tal, utilizou-se de um questionário contendo doze questões que tratavam de assuntos diversos, os alunos eram tentados a escolher entre alternativas que revelavam uma tendência ao comportamento cooperativo ou ao comportamento auto-centrado. Após aplicação dos questionários as respostas dos alunos de primeiro ano e de último ano foram comparadas, e desta comparação surgiram as conclusões finais desse estudo. Foi possível concluir, então, que tais indivíduos tiveram suas preferências modificadas durante o processo de formação em seu curso de graduação, enquanto os alunos de primeiro ano demonstraram uma tendência ao comportamento cooperativo, os alunos de último ano demonstraram uma tendência ao auto-centrismo. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo decisorio - Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política econômica | - |
Título: dc.title | A teoria econômica como instituiçao influente na racionalidade dos estudantes de economia da Universidade Federal do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: