Qualidade da educação e desenvolvimento economico : uma avaliação da politica educacional brasileira

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Autor(es): dc.contributorScatolin, Fábio, 1956--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorMine, Carlos Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:21:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:21:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77605-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77605-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Fabio Doria Scatolin-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O investimento em capital humano e a qualidade da educação são vistos como fundamentais para o desenvolvimento econômico de um país. Assim, este trabalho tem por objetivo avaliar a condução da política educacional do governo brasileiro usando como modelo o bem-sucedido desenvolvimento do sistema educacional sul-coreano. Para isso faz-se uma análise quantitativa do sistema educacional brasileiro e outra qualitativa, centrada apenas no ensino fundamental e no período de 1995 a 2005, além de apresentar as medidas adotadas pelos dois governos do período analisado. Nota-se que houve expressiva evolução no acesso à educação no Brasil, por outro lado, a qualidade do ensino fundamental é muito ruim. Ainda assim percebe-se que as medidas adotadas pelo atual governo são mais focadas no ensino superior, o que vai contra a proposta deste trabalho. Entretanto, deve-se admitir que há medidas voltadas ao ensino básico, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Ao lançar o Plano de Desenvolvimento da Educação, em 2007, o governo Lula lançou várias críticas às medidas adotadas pelo governo anterior, que eram compatíveis com o modelo proposto, entre estas críticas está o fato de que se expandiu o ensino fundamental, mas se perdeu em qualidade. A conclusão a que se chega é que a condução da política educacional do atual governo não está contribuindo para o desenvolvimento econômico por se preocupar em demasia com a opinião pública e com a qualidade nos momentos de expansão quantitativa dos níveis de ensino, quando na verdade esta deveria ser prioridade após a universalização de um determinado nível de ensino.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento econômico - Efeito da educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleQualidade da educação e desenvolvimento economico : uma avaliação da politica educacional brasileira-
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