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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nakabashi, Luciano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Brum, Nicole Fontana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:46:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:46:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77572 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77572 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Luciano Nakabashi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo:No debate acerca do desenvolvimento econômico a educação é freqüentemente apontada como uma forma indireta de alcançar o progresso econômico além de amenizar alguns problemas oriundos do subdesenvolvimento. O Brasil é conhecido por apresentar baixos números de desempenho escolar em função da falta de qualidade do ensino que oferece devido à escassez de recursos públicos. Pretende-se avaliar, através da base de dados da PNAD de 2005 e do método dos MQO, a alocação dos recursos destinados à educação por parte do governo do Estado do Paraná, levando em conta a taxa interna de retorno de cada nível escolar (fundamental, médio e superior). Identificou-se, então, que a taxa interna de retorno para o Estado é superior nos anos iniciais, devido aos baixos custos educacionais e ao efeito significativamente positivo da educação sobre os rendimentos nestes anos. Contudo, o efeito da educação sobre os rendimentos será sempre positivo e isso não desmerece a importância de todos os níveis escolares, de forma que o governo deveria equalizar o gasto/aluno a fim de obter uma TIR constante e equilibrada. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aspectos econômicos - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Retorno sobre patrimônio líquido | - |
| Título: dc.title | Retorno e custos da educação no Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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