Análise da atual situação da infraestrutura cicloviária da cidade de Pontal do Paraná e proposta de um novo traçado

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Autor(es): dc.contributorTomas, Gustavo Pacheco, 1985--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Engenharia Civil-
Autor(es): dc.creatorSilva, Bruna Souza da, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:11:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:11:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77563-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77563-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Gustavo Pacheco Tomas-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Engenharia Civil.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O movimento desenfreado de urbanização no Brasil trouxe graves consequências para a mobilidade urbana dos municípios brasileiros, que cresceram e se desenvolveram sem planejamento ou ordenação alguma. Por meio da Lei 12.587/12 o governo federal institui diretrizes para orientar os municípios a definirem princípios e objetivos para o planejamento, além da obrigatoriedade da elaboração de um plano de mobilidade urbana (PMU) para algumas cidades. Uma das diretrizes do PMU é a priorização dos modos de transportes não motorizados sobre os modos motorizados, o que coloca como prioridade o transporte ativo. A bicicleta vem ganhando cada vez mais espaço, como meio de transporte do brasileiro, devido ao seu baixo custo de aquisição e de manutenção além de ser um meio de atividade física, promovendo a saúde e o bem-estar do usuário. Apesar do crescimento no uso da bicicleta, as infraestruturas destinadas à sua utilização são muito escassas nas cidades brasileiras. Como é o caso do município de Pontal do Paraná, localizado no litoral do Paraná, que conta com um sistema cicloviario incompatível com a demanda apresentada pela população. Este trabalho avalia a infraestrutura cicloviária atual da cidade, que hoje conta com apenas 1,23 km de extensão, analisa os dados levantados pela elaboração do plano de mobilidade sobre a caracterização dos modais e em cima disto propõe dois novos traçados cicloviários para a cidade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCiclovias-
Título: dc.titleAnálise da atual situação da infraestrutura cicloviária da cidade de Pontal do Paraná e proposta de um novo traçado-
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