
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brahim, Adriana Cristina Sambugaro de Mattos, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Vaz, Raphael Barreto, 1985- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:36:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:36:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77561 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77561 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 31/05/2022 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 167-178 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos Linguísticos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Os estudos dos letramentos (COPE; KALANTZIS, 2016; JORDÃO et al, 2018; LUKE, 2018; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2015a; TAKAKI; MONTE MÓR, 2017; MATTOS BRAHIM; HIBARINO, 2020) e os estudos decoloniais (SOUZA; DUBOC, 2021; GROSFOGUEL, 2018; MIGNOLO, 2003; MIGNOLO; WALSH, 2018; QUIJANO, 2000; SOUSA SANTOS, 2019) têm ganhado grande proeminência no contexto da Linguística Aplicada no Brasil. Nesta dissertação faço um apanhado das duas áreas, propondo um letramento outro, a saber o Letramento Neocolonial Crítico (LNC), apresentando um diálogo epistemofágico (JORDÃO, 2011) entre letramentos e decolonialidade, defendendo a hipótese de que mais do que a colonialidade, vivemos num momento neocolonial. A fim de argumentar pelo conceito de neocolonialismo na contemporaneidade, proponho que ele se manifesta em quatro macro-estruturas neocoloniais determinantes, sendo elas: imperialismo estadunidense, neoliberalismo, racismo cultural e globalização. A partir de uma autoetnografia, trago minhas leituras bibliográficas como embasamento teórico, refletindo sobre minha prática como professor de inglês. Ao final, defendo uma educação linguística crítica que inclua discussões em sala de aula que construam sentidos sobre ditas macro-estruturas neocoloniais de modo a desafiar o pensamento hegemônico encabeçado pelo Norte Global, cujo império mais importante hodiernamente são os Estados Unidos (EUA). Logo, questionar o papel que os EUA ocupam no mundo se mostra demasiadamente relevante, especialmente em aulas de inglês. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Literacies studies (COPE; KALANTZIS, 2016; JORDÃO et al, 2018; LUKE, 2018; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2015a; TAKAKI; MONTE MÓR, 2017; MATTOS BRAHIM; HIBARINO, 2020) and decolonial studies (SOUZA; DUBOC, 2021; GROSFOGUEL, 2018; MIGNOLO, 2003; MIGNOLO; WALSH, 2018; QUIJANO, 2000; SOUSA SANTOS, 2019) have gained great prominence in Applied Linguistics (AL) in Brazil. In this dissertation I provide an overview of both areas, proposing a literacy otherwise, namely Critical Social Literacy (CSL), presenting a dialogue between literacy studies and decoloniality, defending the hypothesis that more than in coloniality, we are living in a neocolonial historical moment. Aiming to argue for the concept of neocolonialism in contemporaneity, I propose that it manifests itself through four determining social macro-structures, which are: US imperialism, neoliberalism, cultural racism, and globalization. Stemming from an auto-ethnography, I bring my bibliographical readings as theoretical basis, reflecting on my praxis as an English teacher. By the end, I advocate for a critical linguistic education which includes discussions in the classroom, making meanings about such macro-structures, aiming at challenging the hegemonic thought from the Global North, whose most important empire currently is the United States of America. Hence, questioning the US role in the world becomes paramount, especially in English classes. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imperialismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguistica aplicada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Título: dc.title | Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: