
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dalto, Fabiano Abranches Silva, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Monica Ezequiel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:33:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:33:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77540 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77540 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Fabiano Abranches Silva Dalto | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Muitos autores, entre eles economistas, historiadores e sociólogos dedicaram-se ao estudo da moeda, sua origem, sua natureza e as relações econômicas e sociais das quais ela faz parte. Nesta monografia é apresentada uma visão alternativa da moeda e das principais relações que a cercam. Esta análise foi feita com base na linha de pensamento das escolas Austríaca e Cartalista. Os autores dessas duas escolas trataram diversas questões inerentes à moeda, entre elas, a origem da moeda, seu papel nas relações de mercado entre os agentes econômicos e sua relação com o Estado. Após a análise das duas teorias, foi feita uma comparação entre os principais pontos divergentes, no que tange a moeda e as relações das quais ela faz parte. Através da comparação foi possível concluir que a visão sobre a moeda desenvolvida pelos autores cartalistas é a que mais se aproxima do conceito da moeda existente em nosso sistema econômico. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Moeda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Economia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola classica de economia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola austríaca de economistas | - |
| Título: dc.title | Visões alternativas da moeda : uma comparação entre as teorias das escolas austríaca e cartalista | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: