Material didático para o ensino de genética estruturado na concepção visual e interativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlle, Lupe Furtado-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorMilitão, Léa Aparecida Marinho de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:25:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:25:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77470-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77470-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Lupe Furtado Alle-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio.-
Descrição: dc.descriptionResumo: São vários os avanços relacionados à área genética que instigam a curiosidade coletiva e que estão sendo divulgados pela mídia de modo superficial, ou seja, em desacordo com as orientações educativas, pois o entendimento da genética molecular e suas implicações requerem uma base sólida de conhecimento que deve ser adquirida na escola. O estudo da genética no espaço escolar do ensino médio, por sua vez, deve fomentar tanto a compreensão, quanto a autonomia dos alunos na manipulação de informações de cunho biológico amplo, de modo eficaz e eficiente. Neste sentido, considerando a necessidade de um processo ensino/aprendizagem cada vez mais eficiente e relevante, o presente trabalho desenvolveu e testou o material didático para o ensino de genética estruturado na concepção visual e interativa, buscando tornar alguns conceitos até então, amplamente abstratos, assimiláveis. No presente estudo, a aplicação de um pré-teste e um pós-teste possibilitou a averiguação do conhecimento prévio e ainda como o tema foi assimilado pelos estudantes, mediante o uso do modelo didático empregado com a aula expositiva. A grande maioria dos estudantes apresentou significativo interesse pelo uso do material didático referente ao núcleo celular e, obtiveram uma melhor assimilação do conteúdo. Sendo assim, uma aprendizagem é mais significativa, quanto mais relações com sentido o aluno for capaz de estabelecer, seja, visualizando um modelo didático ou, ainda, por meio, da interação e manuseio do material disponibilizado nas aulas de genética.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGenética-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Título: dc.titleMaterial didático para o ensino de genética estruturado na concepção visual e interativa-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.