Dificuldades e metodologias no ensino-aprendizagem : revisão bibliográfica

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Autor(es): dc.contributorGradia, Daniela Fiori, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorBatista, Rosimeri Sabim, 1984--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:48:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:48:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77469-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77469-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Daniela Fiori Gradia-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio.-
Descrição: dc.descriptionResumo: A genética é a ciência que estuda os caracteres transmitidos de geração em geração, e diante dos avanços tecnológicos nas pesquisas, está em constante transformação. De acordo com os parâmetros curriculares nacionais (PCNs), a genética faz parte do currículo escolar do Ensino Médio na disciplina de Biologia. Ela é imprescindível, pois permite ao aluno compreender a vida em toda sua complexidade e evolução. Por se tratar de uma ciência complexa, muitos alunos apresentam dificuldades, acarretando na desmotivação e desinteresse no aprendizado. Este artigo teve por objetivo realizar uma breve investigação na literatura sobre as principais dificuldades que professores e alunos apresentam no ensino-aprendizagem. As principais dificuldades apresentadas pelos professores ao ensinar genética ocorre pela falta de livros didáticos atualizados e mais contextualizados, que contemplem questões éticas da ciência; falta de formação específica na área de genética e por alunos que apresentam conhecimentos básicos e precedentes distorcidos e equivocados sobre a genética. Entre as principais dificuldades apresentadas pelos alunos está a dificuldade na memorização de conteúdos devido a terminologias complexas, resolução de problemas genéticos que utilizam cálculos de probabilidade matemática básica e análise combinatória, falta de materiais, contextualização e dinamização das aulas, carência de conteúdos no livro didático que se apresentam defasados, falta de conhecimentos científicos e tecnológicos e professores que se apresentam desmotivados e desatualizados para o ensino específico da genética. A utilização de atividades lúdicas, jogos e experiências simples favorecem o processo de ensino-aprendizagem, pois tornam a genética mais interessante e aproximam o contato professor-aluno diminuindo as dificuldades no ensino-aprendizagem.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGenética-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titleDificuldades e metodologias no ensino-aprendizagem : revisão bibliográfica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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