
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gradia, Daniela Fiori, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | - |
| Autor(es): dc.creator | Batista, Rosimeri Sabim, 1984- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77469 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77469 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Daniela Fiori Gradia | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A genética é a ciência que estuda os caracteres transmitidos de geração em geração, e diante dos avanços tecnológicos nas pesquisas, está em constante transformação. De acordo com os parâmetros curriculares nacionais (PCNs), a genética faz parte do currículo escolar do Ensino Médio na disciplina de Biologia. Ela é imprescindível, pois permite ao aluno compreender a vida em toda sua complexidade e evolução. Por se tratar de uma ciência complexa, muitos alunos apresentam dificuldades, acarretando na desmotivação e desinteresse no aprendizado. Este artigo teve por objetivo realizar uma breve investigação na literatura sobre as principais dificuldades que professores e alunos apresentam no ensino-aprendizagem. As principais dificuldades apresentadas pelos professores ao ensinar genética ocorre pela falta de livros didáticos atualizados e mais contextualizados, que contemplem questões éticas da ciência; falta de formação específica na área de genética e por alunos que apresentam conhecimentos básicos e precedentes distorcidos e equivocados sobre a genética. Entre as principais dificuldades apresentadas pelos alunos está a dificuldade na memorização de conteúdos devido a terminologias complexas, resolução de problemas genéticos que utilizam cálculos de probabilidade matemática básica e análise combinatória, falta de materiais, contextualização e dinamização das aulas, carência de conteúdos no livro didático que se apresentam defasados, falta de conhecimentos científicos e tecnológicos e professores que se apresentam desmotivados e desatualizados para o ensino específico da genética. A utilização de atividades lúdicas, jogos e experiências simples favorecem o processo de ensino-aprendizagem, pois tornam a genética mais interessante e aproximam o contato professor-aluno diminuindo as dificuldades no ensino-aprendizagem. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Título: dc.title | Dificuldades e metodologias no ensino-aprendizagem : revisão bibliográfica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: