
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Padovani, Stephania, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
| Autor(es): dc.creator | Pacheco, Waleska Chagas Sieczkowski, 1983- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:28:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:28:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77458 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77458 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Stephania Padovani | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 22/03/2022 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste estudo é propor uma dinâmica de Representação Gráfica de Síntese - RGS - para aplicação pelos professores com os alunos do Ensino do Fundamental 1, pois parte se do princípio de que a construção colaborativa do conhecimento auxilia na assimilação de conteúdos teóricos, práticos e lúdicos expostos em sala de aula. O Design trabalha em conjunto com a Educação para que esse propósito seja alcançado, visto que a todo momento estão ocorrendo mudanças e inovações nos processos educacionais. Por meio de uma pesquisa baseada no Design Science Research, com características exploratória, fenomenológica, aplicada e qualitativa, discute-se como a alfabetização e pensamento visual, assim como a representação gráfica são trabalhados em sala de aula com as crianças do EF1. Neste cenário, a RGS é apresentada, discutida e adaptada para que seja viável sua utilização com as crianças desta faixa etária. A partir do estudo de campo, tanto com professores quanto alunos, a dinâmica envolvendo RGSs foi discutida e adaptada para que pudesse ocorrer a aplicação no contexto de sala de aula. Como produto secundário da tese, desenvolveu-se um manual da dinâmica de RGS para uso pelos professores de EF1. Desta forma, espera-se contribuir com o conhecimento científico no campo do Design, fornecendo subsídios teóricos, metodológicos e práticos que associam os conhecimentos de sintetização da informação, representação gráfica e aprendizagem colaborativa. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this study is to propose a Graphic Representation of Synthesis - GRS - dynamics for teachers of Elementary School 1 to use with their students, because it is assumed that the collaborative construction of knowledge helps the assimilation of theoretical, practical and playful contents exposed in the classroom. Design works together with Education to achieve this purpose, as changes and innovations in educational processes are occurring all the time. Through a research based on Design Science Research, with exploratory, phenomenological, applied and qualitative characteristics, it is discussed how literacy and visual thinking, as well as graphic representation are worked in the classroom with EF1 children. In this scenario, the RGS is presented, discussed and adapted so that its use with children in this age group is feasible. From the results obtained in field research, both with teachers and students, a manual was proposed to help the application of RGS dynamics in the classroom context. In this way, it is expected to contribute to scientific knowledge in the field of Design, providing theoretical, methodological and practical subsidies that combine the knowledge of information synthesis, graphic representation and collaborative learning. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Conhecimentos e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artes gráficas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cooperaçao intelectual | - |
| Título: dc.title | Programa de inserção transversal de RGSs - Representações Gráficas de Sínteses - no Ensino Fundamental 1, | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: