Centralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM

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Autor(es): dc.contributorXiscatti, Luiz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorSilva, Allan Breno Gomes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:42:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:42:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77447-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77447-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Luiz Xiscatti-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho faz uma análise da centralização de serviços internacionais no Brasil, através dos exemplos de IBM e ExxonMobil que, nos anos de 2005 e 2003, respectivamente, instalaram Centros de Serviços nas cidades de Hortolândia (SP) e Curitiba (PR), também respectivamente. Tem por objetivo prover, através do exemplo das corporações ExxonMobil e IBM, uma análise da centralização dos serviços intracompanhia, considerando os fatores de localização, tecnologia e mão-de-obra. A hipótese norteadora que foi comprovada durante o decorrer do trabalho é que houve uma economia de custos ao fim da implementação dos Centros de Serviços no Brasil e que, também, esta centralização de serviços interferiu positivamente nos ganhos de escala destas corporações, sendo a implementação exitosa. A realização desta monografia visa levantar a discussão sobre a centralização de serviços internacionais no Brasil, considerando a pouca disponibilidade de bibliografia sobre o assunto.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas multinacionais - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas multinacionais - Serviços ao cliente-
Título: dc.titleCentralização de serviços internacionais no Brasil : os exemplos de Exxonmobil e IBM-
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