Análise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFelippe, Evanio do Nascimento-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorFerradas, Viviane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:59:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:59:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77440-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77440-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Evanio do Nascimento Felippe-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionRESUMO: Após o período de implantação do Plano Real ocorreu uma grande elevação da concorrência no setor supermercadista no Brasil. Isto se deu devido a estabilidade de preços que possibilitou aos consumidores realizarem comparações dos preços entre os supermercados e também uma maior abertura econômica, que fez com que a internacionalização do setor supermercadista brasileiro aumentasse. Esta monografia tem como objetivo analisar as principais estratégias que foram adotadas a partir das modificações ocorridas no setor supermercadista no Brasil ao longo da última década. Os principais resultados possíveis de se observar a partir deste estudo foram que a estratégia de fusão e aquisição teve como intuito o aumento de seu poder de mercado e o desejo de adquirir com maior rapidez o conhecimento do funcionamento do mercado e do comportamento dos consumidores no Brasil, principalmente pelas empresas que vieram nesta época para o Brasil. Já a estratégia de marca própria teve como principal objetivo ganhar a fidelização dos consumidores, os quais associam a marca própria a própria imagem do supermercado, sendo esta estratégia de grande importância, pois, com o aumento da concorrência os supermercados estão cada vez mais preocupados em manter sua carteira de clientes já conquistada e atrair mais consumidores para que assim possam crescer e garantir sua posição no mercado.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSupermercados - Concorrência - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectSupermercados - Planejamento-
Título: dc.titleAnálise das estratégias desenvolvidas no setor supermercadista no Brasil a partir do aumento da concorrência-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.