A internacionalização da agroindústria brasileira : o caso Friboi 1994-2007

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcias, Paulo Mello, 1946--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorAguiar, Josiane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:01:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:01:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77420-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77420-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Paulo Mello Garcias-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A Agroindústria de carne bovina ocupa posição de destaque no mercado interno e no mercado internacional. O mercado mundial de carne bovina passou por mudanças significativas no período de 1994 á 2007. O Brasil se favoreceu destas mudanças, aumentou a produção interna e a exportação da carne bovina. Os investimentos realizados no setor proporcionaram qualidade na produção brasileira, controle maior das doenças no rebanho aumentando as taxas de natalidade, diminuição na idade de abate e aumento do peso médio de abate. O aumento nas exportações se deve a abertura econômica do país, a profissionalização, a modernização, a mudança cambial em 1999 e a crise no setor de carne bovina na União Européia em decorrência da encefalopatia espongiforme bovina (BSE) ou doença da vaca louca. Esta pesquisa buscou analisar o desenvolvimento da agroindústria de carne bovina no mercado nacional brasileiro e a sua participação no mercado mundial. Apresentando os principais fatores que impulsionaram o seu crescimento neste cenário onde está inserida a empresa FRIBOI. O objetivo principal foi investigar o processo de internacionalização da empresa FRIBOI. As etapas de evolução da empresa desde o seu nascimento e crescimento no mercado interno até a sua internacionalização de fato, quando houve investimento direto externo e conquista do seu espaço no mercado mundial de carne bovina.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAgroindústria-
Palavras-chave: dc.subjectCarne de boi - Comercialização-
Título: dc.titleA internacionalização da agroindústria brasileira : o caso Friboi 1994-2007-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.