Estratégias de concorrência e crescimento na indústria de agrotóxicos

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Autor(es): dc.contributorPelaez, Victor, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorHamerschmidt, Patricia Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:22:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:22:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77417-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77417-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Victor Manoel Alvarez Pelaez-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O mercado mundial de agrotóxicos é controlado por grandes grupos transnacionais, tanto em nível nacional quanto internacional. Em 2007 as seis maiores empresas, Bayer, Syngenta, Basf, Monsanto, Dow e Dupont, controlaram juntas, cerca de 85% do mercado mundial de agrotóxicos (McDOUGALL, 2008). Objetivo deste trabalho foi acompanhar e analisar as estratégias de concorrência das principais empresas de agrotóxicos, em nível nacional e internacional, e de crescimento, em nível internacional, na década de 2000. Para tanto, procedeu-se a um trabalho de pesquisa documental baseado em informações disponibilizadas nos sítios das empresas estudadas e reportagens de uma revista especializada no ramo (AGROW). As estratégias de crescimento adotadas pelas empresas líderes dessa indústria ocorrem por meio da expansão interna, notadamente a partir da diversificação da produção no desenvolvimento de novas substâncias químicas patenteáveis. A expansão externa ocorre principalmente por meio de fusões e aquisições de empresas de médio e grande porte, bem como da diversificação para o ramo de sementes geneticamente modificadas (GM), na qual se observa uma estratégia de aquisição de ativos complementares à produção de agrotóxicos, por meio do desenvolvimento de plantas resistentes a esses insumos químicos. Essas estratégias de crescimento revelam um processo contínuo de concentração do mercado de agrotóxicos, no qual a concorrência caracteriza-se por elevadas economias de escala e escopo. Nos anos 2000, o processo de crescimento das empresas de agrotóxicos de têm sido marcado, principalmente, por estratégias de diversificação no ramo de sementes GM. A combinação da produção de agrotóxicos com sementes GM resistentes a herbicidas, revela uma estratégia de gestão de ativos complementares a qual tende a aumentar as possibilidades de expansão do consumo de agrotóxicos. Tendo em vista que, apesar da produção de agrotóxicos estar associada à síntese de compostos químicos, a sua aplicação está relacionada à atividade de experimentação agronômica, por meio da qual realizam-se os testes de eficácia dos agrotóxicos. Assim, a estratégia de diversificação das empresas de agrotóxicos no ramo de sementes, efetua-se a partir de uma base tecnológica comum (agronomia) por meio da qual o melhoramento genético torna-se um vetor para a ampliação do uso de insumos químicos na agricultura.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPesticidas - Indústria-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia de sementes-
Título: dc.titleEstratégias de concorrência e crescimento na indústria de agrotóxicos-
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