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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pagnan, Nina Amalia Brancia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Corine Vanessa Los | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:08:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:08:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77360 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77360 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Nina Pagnan | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio. | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O ensino de genética é para os estudantes do ensino médio, muitas vezes visto como teórico, com muitos cálculos e sem sentido. Fazer uso de metodologias que façam com que o estudante se interesse pelo assunto é o grande desafio do professor de biologia contemporâneo. Este trabalho vem apresentar uma proposta de ensino de genética aliando a leitura e a problematização através do uso de heredogramas. Ao longo deste estudo foram usadas características fenotípicas dos estudantes, para, a partir disso, iniciar o processo de ensino aprendizagem, visando fortalecer a contextualização deste aprendizado, bem como para permitir que este conteúdo faça sentido à vida do estudante. Este tipo de metodologia favorece o anseio e desenvolve o desejo pela aprendizagem. Os resultados obtidos mostram que o trabalho com o uso de textos diversos, encontrados na web, desde que mediados pelo professor, pode servir para o desenvolvimento de uma leitura crítica e concisa. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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