A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPagnan, Nina Amalia Brancia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorCosta, Corine Vanessa Los-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:08:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:08:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77360-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77360-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Nina Pagnan-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio.-
Descrição: dc.descriptionResumo: O ensino de genética é para os estudantes do ensino médio, muitas vezes visto como teórico, com muitos cálculos e sem sentido. Fazer uso de metodologias que façam com que o estudante se interesse pelo assunto é o grande desafio do professor de biologia contemporâneo. Este trabalho vem apresentar uma proposta de ensino de genética aliando a leitura e a problematização através do uso de heredogramas. Ao longo deste estudo foram usadas características fenotípicas dos estudantes, para, a partir disso, iniciar o processo de ensino aprendizagem, visando fortalecer a contextualização deste aprendizado, bem como para permitir que este conteúdo faça sentido à vida do estudante. Este tipo de metodologia favorece o anseio e desenvolve o desejo pela aprendizagem. Os resultados obtidos mostram que o trabalho com o uso de textos diversos, encontrados na web, desde que mediados pelo professor, pode servir para o desenvolvimento de uma leitura crítica e concisa.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectGenética-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Título: dc.titleA leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.