Utilização da atividade prática extração do DNA da banana como facilitador do processo de aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Jaqueline Carvalho de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio-
Autor(es): dc.creatorCanofer, Fabiana Baumel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:17:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:17:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77356-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77356-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Jaqueline Carvalho de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio.-
Descrição: dc.descriptionResumo: O ensino de Biologia nos dias atuais apresenta inúmeros desafios, entre eles podemos citar a falta de estrutura física das escolas, falta ou precariedade dos materiais pedagógicos, pouco interesse por parte dos estudantes, complexidade do conteúdo a ser trabalhado frente à quantidade de horas aulas semanal, entre outros. Todos esses fatores fazem com que o professor de Biologia precise buscar estratégias que possam superar essas dificuldades, despertando o interesse dos alunos e facilitando o processo de aprendizagem. Objetivou-se utilizar a aula prática "extração do DNA da banana" como ferramenta de aprendizagem do conteúdo sobre a estrutura e função do DNA e derivações. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido no Colégio Estadual do Campo Professor Pedro José Puchalski - Ensino Fundamental e Médio, situado na localidade de Serrinha, município de Contenda – PR, tendo como sujeitos 22 estudantes do 1.º ano do ensino médio noturno. A intervenção foi realizada no período de um mês, dividida em 5 (cinco) momentos: aula teórica sobre ácidos nucleicos, avaliação prévia dos alunos por meio de questionário específico, realização da atividade prática: extração do DNA da banana, realização do relatório de prática e debate e por fim os alunos responderam novamente o questionário realizado na avaliação prévia para efeito de comparação. O resultado apresentado foi que os alunos obtiveram uma melhora no desempenho comparando-se a primeira aplicação do questionário (antes da prática) e na segunda aplicação (após a intervenção por meio da atividade prática). Conclui-se que a intervenção intencional e planejada do professor, inserindo práticas instigadoras e desafiadoras para os alunos durante as aulas, além das discussões sobre o tema e a reaplicação do questionário, pode sim interferir de maneira positiva no processo de aprendizagem, superando alguns dos muitos desafios encontrados no ensino de Biologia atualmente-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDNA-
Título: dc.titleUtilização da atividade prática extração do DNA da banana como facilitador do processo de aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.