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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Hass, Iris, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | - |
Autor(es): dc.creator | Pontes, Jair de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:56:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:56:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77354 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77354 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Íris Hass | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio. | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho refere-se a uma proposta alternativa para o ensino de Genética no ensino médio, voltada à ludicidade e ao desenvolvimento do interesse e o desejo em aprender os conteúdos relacionados ao equilíbrio de Hardy-Weinberg e de genética mendeliana. Como objetivo principal de propor um jogo de baixo custo para o estudo de alguns conteúdos de Genética do ensino médio, esta proposta vem de encontro ao paradoxo que é o ensino desta importante área da Biologia, cercada por muitas curiosidades, porém de grande desmotivação e desinteresse, quando os estudantes se deparam com cálculos matemáticos, números, percentagens, etc. Ao longo deste trabalho, o professor encontrará, além de uma proposta de aulas, estratégias que poderão ser usadas e/ ou implementadas, seguindo como ponto de partida para tornar o ensino de Genética mais acessível e descomplicado. Os resultados obtidos confirmam que o professor, pode e deve tornar o aprendizado mais prazeroso e desenvolver o gosto pela Genética, fazendo uso de metodologias simples, porém que demonstrem na prática, toda a abstração e dificuldade de compressão dos conteúdos teóricos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
Título: dc.title | O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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