Estratégia comercial para conquista e retenção de novos clientes em uma empresa distribuidora de produtos hospitalares

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Autor(es): dc.contributorVeiga, Claudimar Pereira da, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Elcio de Lara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:51:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:51:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77343-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77343-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Claudimar Veiga-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo deste trabalho foi elaborar uma estratégia comercial a ser adotada para atração, conquista e retenção de novos clientes no segmento de produtos hospitalares. Para isso foi realizada a aplicação de um questionário estruturado e adaptado. De forma aleatória, foram selecionadas 27 empresas clientes e não clientes na região da cidade de Ponta Grossa-PR, área de atuação da empresa. A amostragem da pesquisa foi composta por 9 Clínicas médicas, 8 Clínicas Odontológicas e 10 Clínicas Veterinárias. A pesquisa foi conduzida de forma face-toface através de um único pesquisador que, de forma presencial, entregou o questionário da pesquisa impressa para que a mesma fosse respondida. De acordo com as respostas, constatou-se que as compras são efetuadas em sua maioria pelo proprietário sendo o modo de compra e divulgação de ofertas pelo aplicativo WhatsApp, sendo esta preferência associada à facilidade, tempo e custo. Quanto ao local de compras, os três tipos de clínicas compram em Ponta Grossa e Curitiba em sua maioria, porém, as clínicas veterinárias realizam grande quantidade de compras no estado de São Paulo. Os fatores que influenciam a decisão de compra pela empresa em questão foi qualidade, preço e atendimento. A frequência de compras nas três modalidades foi mensal e quinzenal com valor médio mensal acima de R$2.000,00. A modalidade de pagamento preferencial é via boleto e o tempo de entrega médio desejado foi de 2 dias. Baseado nos resultados obtidos pela aplicação do questionário, foi possível elaborar como "estratégia comercial" o estreitamento do relacionamento entre o representante comercial/vendedor com o profissional que realiza a compra, em sua maioria proprietários, intensificar a divulgação de produtos/promoções através do aplicativo WhatsApp, manter a venda de produtos no formato Delivery, determinar calendário para visita e revisita do representante comercial/vendedor. Além disso, foi observada a necessidade de ampliar a gama de produtos e pesquisar futuramente o motivo de preferência dos locais de compra em cidades diferentes de Ponta Grossa. Desta forma, torna-se viável a potencialização do volume de vendas e consequentemente o faturamento da empresa.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectHospitais - Mobiliário e equipamento-
Palavras-chave: dc.subjectVendas - Planejamento-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Título: dc.titleEstratégia comercial para conquista e retenção de novos clientes em uma empresa distribuidora de produtos hospitalares-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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