Exportações brasileiras e as barreiras economicas : o caso do setor de calçados

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Autor(es): dc.contributorGarcias, Paulo Mello, 1946--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorGaio, Emydio Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:07:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:07:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77268-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77268-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Paulo Mello Garcias-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta monografia apresenta o perfil da indústria mundial de calçados no período de 1996 até 2007 através da análise do comércio internacional entre os principais países, abordando a competitividade entre eles e analisando o perfil do setor. Será dado um enfoque sobre o desempenho do Brasil nesse setor, desde sua inserção no mercado internacional até as barreiras econômicas existentes. Para melhor compreensão da atividade calçadista, primeiramente analisou-se o setor como um todo em âmbito mundial e nacional, fornecendo informações referentes à cadeia produtiva, processo de produção, estrutura organizacional, padrão de concorrência, produção, mercado. A China é a maior produtora, exportadora e consumidora do mundo. O Brasil figura entre os cinco maiores produtores, com produção especializada em calçados de preços e qualidades médios, não competindo diretamente com os calçados sofisticados da Itália nem com os provenientes dos países asiáticos e de preço mais baixo. Além disso, é o quinto país em exportação mundial. As barreiras econômicas no setor calçadista são baixas e por esse motivo levam-se em conta principalmente requisitos como a diferenciação de produto através de design, qualidade, cumprimento de prazos de entrega, fixação de marcas e estratégias de marketing. Outro fator que importante refere-se à capacidade de logística e subcontrataçoes de atividades mais intensivas em mão-de-obra nos países onde esses recursos sejam mais abundantes.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCalçados - Exportação - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectCalçados - Indústria - Concorrência-
Título: dc.titleExportações brasileiras e as barreiras economicas : o caso do setor de calçados-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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