Inovações tecnológicas no setor bancário brasileiro e os impactos sobre o emprego

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMacedo, Mariano de Matos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorDantas, Pollyanna Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:36:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:36:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77227-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77227-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Mariano de Matos Macedo-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Há uma controvérsia entre inovação e emprego, diversas são as opiniões a respeito dessa controvérsia, alguns economistas são capazes de perceber além dos efeitos positivos da inovação os efeitos negativos. A inovação tecnológica é capaz de alterar a maneira das empresas se relacionarem tanto com os seus clientes quanto com os seus funcionários, no setor bancário brasileiro foram altos os investimentos realizados pelos bancos em inovação tecnológica, esses altos investimentos no final da década de 1980 e nos anos de 1990 foi uma das estratégias adotadas pelos bancos para que eles pudessem realizar uma reestruturação do setor e assim manter os rendimentos que com a estabilidade da moeda passaram a não receber mais. Mas essa tomada de decisão ocasionou grandes impactos sobre o emprego, houve uma queda significativa no número total de funcionários nesse período enquanto que o mesmo não ocorreu com o número de clientes dos bancos, assim aumentou a carga de trabalho que só foi possível de ser realizada graças às tecnologias de informação e comunicação, que possibilitou a criação de meios eletrônicos de auto-atendimento. Nos últimos oito anos é possível de verificar que esse cenário não se modificou, houve um pequeno aumento nos últimos três anos no número de funcionários no setor bancário, porém o aumento da carga de trabalho foi ainda maior.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBancos - Automação-
Palavras-chave: dc.subjectBancos - Inovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEmprego-
Título: dc.titleInovações tecnológicas no setor bancário brasileiro e os impactos sobre o emprego-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.