Indústria do futebol : estruturação e a diversificação de receitas dos clubes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGermer, Claus Magno, 1943--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorDemito, Cássio Bruno dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:07:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:07:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77225-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77225-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Claus Magno Germer-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O futebol é reconhecidamente o esporte mais popular do mundo e tornou-se o mais rentável dentro da ascendente economia do entretenimento. Com o intuito de demonstrar que o significado de tal esporte vai muito além de uma simples prática de lazer, este trabalho visa à apresentação e análise da estrutura mercadológica da indústria futebolística, na qual diversos agentes interagem através de um complexo de relações. A caracterização de cada constituinte atuante no mercado do futebol e de tais relacionamentos comerciais também representam objetos desta monografia. Na seqüência, o foco volta-se para as variadas fontes de receitas desenvolvidas pelos clubes de futebol, analisadas sob a ótica da teoria da diversificação. Com o auxílio de dados estatísticos de clubes brasileiros procurou-se evidenciar a situação nacional no que se refere à exploração de cada fonte de arrecadação, tendo como referência o pioneiro e desenvolvido mercado futebolístico Inglês. Tais dados foram coletados de publicações dos próprios clubes de futebol e de auditorias independentes especializadas em gestão esportiva. Conclusivamente, verificou-se a expansão que a diversificação possibilitou à indústria futebolística, exigindo dos seus principais agentes produtores, os clubes, uma gestão eficaz dos recursos e das suas formas de arrecadação.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol - Aspectos econômicos-
Palavras-chave: dc.subjectClubes de futebol-
Palavras-chave: dc.subjectDiversificação na indústria-
Título: dc.titleIndústria do futebol : estruturação e a diversificação de receitas dos clubes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.