Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pierri Estades, Naína | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografia | - |
Autor(es): dc.creator | Matzenbacher, Liara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:00:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:00:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77179 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77179 | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Centro de Estudos do Mar, Curso de graduação em Oceanografia. | - |
Descrição: dc.description | A análise da educação ambiental no ensino médio do Colégio Estadual Gabriel de Lara, no municipio de Matinhos, Paraná, teve como intuito levantar as principais questões que colaboram e que dificultam o desenvolvimento destas atividades, bem como se estas estão de acordo com os programas e leis direcionados à EA no ensino formal e se imprimem, ou não, um caráter critico à EA desenvolvida. Por meio de entrevistas realizadas aos professores e alunos dos terceiros anos, assim como aos coordenadores pedagógicos, além da busca de titulos relacionados às questões ambientais na biblioteca e análise do Projeto Politico Pedagógico do estabelecimento, buscou-se analisar as condições, os processos e os resultados do desenvolvimento da EA. Verificou-se a existência de condições favoráveis à realização da EA, como a inclusão do tema ambiental no PPP do colégio, porém, também existem condições desfavoráveis, principalmente pela falta de material. Os processos de desenvolvimento da EA contam, entre outros, com o apoio do interesse da maioria dos professores em relação à temática ambiental, e enfrentam questões como a inadequabilidade das fontes de informações dos temas ambientais dos professores. Verificou-se ainda, com relação aos resultados da EA, a falta da visão critica na identificação dos problemas ambientais e seus desdobramentos, o que pôde ser corroborado pela constatação de que os entrevistados agem em maior número no âmbito individual em detrimento do âmbito coletivo. | - |
Formato: dc.format | 123f. : tabs., maps. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Título: dc.title | A educação ambiental no ensino médio de Matinhos (PR) : o caso do Colégio Estadual Gabriel de Lara | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: