A educação ambiental no ensino médio de Matinhos (PR) : o caso do Colégio Estadual Gabriel de Lara

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPierri Estades, Naína-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografia-
Autor(es): dc.creatorMatzenbacher, Liara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:00:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:00:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-21-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/77179-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77179-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Centro de Estudos do Mar, Curso de graduação em Oceanografia.-
Descrição: dc.descriptionA análise da educação ambiental no ensino médio do Colégio Estadual Gabriel de Lara, no municipio de Matinhos, Paraná, teve como intuito levantar as principais questões que colaboram e que dificultam o desenvolvimento destas atividades, bem como se estas estão de acordo com os programas e leis direcionados à EA no ensino formal e se imprimem, ou não, um caráter critico à EA desenvolvida. Por meio de entrevistas realizadas aos professores e alunos dos terceiros anos, assim como aos coordenadores pedagógicos, além da busca de titulos relacionados às questões ambientais na biblioteca e análise do Projeto Politico Pedagógico do estabelecimento, buscou-se analisar as condições, os processos e os resultados do desenvolvimento da EA. Verificou-se a existência de condições favoráveis à realização da EA, como a inclusão do tema ambiental no PPP do colégio, porém, também existem condições desfavoráveis, principalmente pela falta de material. Os processos de desenvolvimento da EA contam, entre outros, com o apoio do interesse da maioria dos professores em relação à temática ambiental, e enfrentam questões como a inadequabilidade das fontes de informações dos temas ambientais dos professores. Verificou-se ainda, com relação aos resultados da EA, a falta da visão critica na identificação dos problemas ambientais e seus desdobramentos, o que pôde ser corroborado pela constatação de que os entrevistados agem em maior número no âmbito individual em detrimento do âmbito coletivo.-
Formato: dc.format123f. : tabs., maps.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Título: dc.titleA educação ambiental no ensino médio de Matinhos (PR) : o caso do Colégio Estadual Gabriel de Lara-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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