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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Argüello, Katie Silene Cáceres, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | - |
| Autor(es): dc.creator | Barioni, Pedro Otávio, 1997- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:35:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:35:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77117 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77117 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Katie Silene Cáceres Argüello | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A veiculação midiática e cibernética de conteúdos exibindo o "punir" é corriqueira no estágio de desenvolvimento capitalista em que habitamos. O método criminológico crítico, uma vez que objetiva compreender as chamadas funções reais (ocultas) do sistema punitivo, nos possibilita a análise concreta dessas exibições da punição nos meios comunicacionais. Tal criminologia crítica põe em xeque não só a economia operativa do sistema penal, mas também as representações espetaculares que retroalimentam e legitimam a atual política criminal. Dentre tais reflexões criminológicas, destacam-se conceitos como "populismo penal midiático", "criminologia midiática" e afins, os quais são utilizados para pensar os processos de representação e formação de falsas consciências sobre o punir, levados a cabo pelas agências de comunicação capitalistas. Essas narrativas midiáticas e cibernéticas desempenham papel fulcral na legitimação e espetacularização das políticas criminais práticas, "manufaturando" um consenso acerca do controle social punitivo hegemônico. Objetivando a melhor compreensão destes processos ideológicos, sincreticamente às reflexões da criminologia crítica, será utilizado o conceito de "sociedade do espetáculo", conforme teorizado por Guy Debord (1997). O espetáculo, atual desígnio da especialização do poder, historicamente apropriada pelo capitalismo, constitui toda a falsa consciência ideológica propagada pelas ditas agências comunicacionais. É o conjunto de representações falseadas de mundo, pulverizadas pela indústria cultural, a serviço da alienação do espectador e sua conformação aos interesses de quem detém o poder econômico. Para além, o espetáculo também reproduz a lógica fetichista da mercadoria na produção/veiculação de seu conteúdo audiovisual. O que aqui nomeamos espetáculo punitivo, por sua vez, é compreendido como representação mercadológica falseada das práxis punitivas, efetivada pelas agências comunicacionais midiáticas e cibernéticas, é o modus operandi responsável pela propagação, fetichização e retroalimentação da profícua relação: capitalismo neoliberal e punição. Essa representação falseada do mundo, afirmação onipresente dos modos de produção, exploração e punição vigentes, sublima a validade inquestionável das modalidades punitivas de controle social. Partindo de tais marcos teóricos, correlacionando punição, estrutura social e espetáculo, o presente trabalho propõe-se a uma análise crítica não só das agências penais brasileiras, mas também – e principalmente – das representações e discursos levados a cabo pelo espetáculo punitivo, constituído pelas agências comunicacionais midiático cibernéticas. Por intermédio do estudo de representações de grande repercussão contidas em dois dos veículos do espetáculo contemporâneo (plataformas cibernéticas e televisivas) utilizando o método indiciário, é possível constatar a perpetuação das ideologias punitivas, hierárquicas, policialescas, bem como a legitimação na práxis das políticas criminais neutralizantes. Os resultados do trabalho apontam que o direito penal, instrumento de classe orientado ao exercício da violência física estatal (aparelho repressivo), complementa-se pelo espetáculo punitivo, instrumento ideológico da violência simbólica (aparelho ideológico) – concretizando e legitimando a hegemonia do controle social punitivo no capitalismo contemporâneo. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criminologia | - |
| Título: dc.title | O espetáculo punitivo : contribuições para a crítica da criminologia midiática | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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