Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garson, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Autor(es): dc.creator | Scremin, Giovane de Melo, 2000- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:48:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:48:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/77025 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/77025 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: : Prof. Dr. Marcelo Garson Braule Pinto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa busca, através da perspectiva queer, examinar os discursos normativos que aparecem nos debates virtuais envolvendo famílias homoparentais não monogâmicas. Escolheu-se a página do Facebook do portal LGBTQIA+ brasileiro Põe na Roda, mais especificamente a publicação da notícia "Trisal consegue registro das 3 paternidades nos documentos dos filhos", para empregar uma análise do discurso de linha foucaultiana em quatro comentários que receberam mais reações dos usuários. Identificou-se um equilíbrio entre posicionamentos conservadores e progressistas em relação ao trisal homossexual no ciberespaço escolhido, o que possibilitou apontar discursos normativos e explorar a crítica queer à busca por reconhecimento | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This research seeks, through a queer perspective, to examine the normative discourses that appear in virtual debates involving non-monogamous homoparental families. The Facebook page of the Brazilian LGBTQIA+ portal Põe na Roda was chosen, more specifically the publication of the news "Triad manages to record the 3 paternity in the children’s documents", to employ a Foucauldian discourse analysis in four comments that received the most reactions of users. A balance was identified between conservative and progressive positions in relation to the homosexual triad in the chosen cyberspace, which made it possible to point out normative discourses and explore queer criticism to the search for recognition | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGBTQ+ pessoas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line | - |
Palavras-chave: dc.subject | Facebook (Rede social on-line) | - |
Título: dc.title | "Põe na Roda" de quantos? : assimilação e resistência no ciberespaço LGBTQIA+ brasileiro | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: