Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Lídia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Autor(es): dc.creator | Blanc, Verônica de Jesus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:17:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:17:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76975 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76975 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Lídia da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 22 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar uma unidade temática (UT) desenvolvida para o ensino da Libras concomitante ao de sua escrita pelo sistema signwritting (SW) para aprendizes do nível básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L2. Para tanto, a UT foi analisada a partir de pressupostos teóricos. O aporte teórico adotado foi o Ensino Baseado em Tarefas (EBT) e se desenvolveu, principalmente, com apoio de Ellis (2003), Nunan (2004) e Silva e Emmerick (2022). Acerca da metodologia, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com procedimentos de estudo bibliográfico e documental (GERHARDT; SILVEIRA, (2009). Os dados advêm da UT chamada "Os surdos têm voz" e foram analisados a partir de nove critérios sistematizados com base no referencial teórico, a saber: (i) alcance de um resultado comunicativo ou do mundo real, (ii) centralidade aos alunos, (iii) tipos de tarefas, (iv) oferta de andaime, (v) oferta de diferentes contextos, (vi) aprendizagem ativa, (vii) integração entre forma e função,(viii) oferta de modelos e (ix) possiblidade de reflexão. Os nossos resultados indicam que a UT atende aos critérios (i) até (ix) e conclusivamente, considera-se que uma UT desenvolvida para o ensino da Libras concomitante ao de sua escrita pelo SW para aprendizes do nível básico de Libras como L2 pode atender aos princípios teórico-metodológicos do EBT e assim é potencial para a disseminação desses dois sistemas linguísticos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua brasileira de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras - Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da segunda língua - Métodos | - |
Título: dc.title | O ensino da Libras como L2 concomitante ao de sua escrita pelo sistema signwriting : análise de uma unidade temática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: