
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Lídia da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
| Autor(es): dc.creator | Bento, Juliane da Silva, 1991- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:35:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:35:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76974 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76974 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Lídia da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 37-40 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Os meios digitais favorecem a comunicação e podem colaborar aos estudos da Libras como uma segunda língua (L2) para pessoas ouvintes. O presente trabalho se situa nesse contexto e tem o objetivo de analisar o SAELL (Sistema de Apoio ao Estudos da Libras como L2) que é um espaço virtual desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e que visa apoiar a aprendizagem e o ensino para aprendizes e professores de Libras como L2. Para tanto, o aporte teórico a respeito de objetos de aprendizagem (OA) se desenvolveu, principalmente, com apoio de Leffa (2006), Graboski (2007) e Lebedeff (2017). Acerca da metodologia, trata-se de uma pesquisa básica cuja abordagem é qualitativa, especificamente, por meio do acesso ao Saell, um objeto de estudo virtual. Os dados do site foram tratados a partir das seguintes categorias analíticas: granularidade, reusabilidade, interoperabilidade,recuperabilidade, acessibilidade, interação, autonomia, cooperação, cognição e afetividade. Os resultados indicam que o Saell é um objeto de aprendizagem que apresenta granularidade, reusabilidade e interoperabilidade, autonomia, recuperabilidade e cognição e que a acessibilidade e a interação necessitam ser aprimoradas. Conclusivamente, considera-se que o Saell vai ao encontro da atual tendência tecnológica em educação linguística, que pela sua organização, facilita a colaboração e o compartilhamento de relevantes conteúdos linguísticos e pedagógicos e que, de forma original, inicia as contribuições aos repositórios de materiais didáticos e instrucionais em vídeo para aprendiz e professores que atuam com a Libras como L2. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Digital media favor communication and can contribute to the studies of Libras as a second language (L2) for hearing people. The present work is situated in this context and aims to analyze the SAELL (Support System for the Studies of Libras as L2) which is a virtual space developed by the Federal University of Paraná (UFPR) and which aims to support learning and teaching for learners and teachers of Libras as L2. To this end, the theoretical contribution regarding learning objects (LO) was developed mainly with the support of Leffa (2006), Graboski (2007) and Lebedeff (2017). Regarding the methodology, it is a basic research whose approach is qualitative, specifically, through access to Saell, a virtual object of study. The site data were treated from the following analytical categories: granularity, reusability, interoperability, recoverability, accessibility, interaction, autonomy, cooperation, cognition and affectivity. The results indicate that Saell is a learning object that presents granularity, reusability and interoperability, autonomy, recoverability and cognition, and that accessibility and interaction need to be improved. Conclusively, it is considered that Saell meets the current technological trend in language education, which, through its organization, facilitates the collaboration and sharing of relevant linguistic and pedagogical content and that, in an original way, it initiates contributions to the repositories of didactic materials. and video instructions for learners and teachers who work with Libras as a L2. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da segunda língua - Métodos | - |
| Título: dc.title | SAELL - um objetivo de aprendizagem para aprendizes e professores de libras como L2 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: