A economia comportamental como aliada na vacinação contra a covid-19 no Brasil

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Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriana Sbicca, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Patrícia da Luz, 1999--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:34:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:34:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76964-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76964-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.(a). Dr(a). Adriana Sbicca Fernandes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo deste trabalho é buscar compreender através da perspectiva da economia comportamental os mecanismos psicológicos por detrás do comportamento antivacina referente a vacina contra a Covid-19 e principalmente, levantar possíveis caminhos para incentivar a vacinação contra o novo coronavírus. A economia comportamental permite analisar de forma diferente o comportamento antivacina que se contrapõe aos resultados positivos obtidos pela vacinação historicamente, ao associar o tema a conceitos da área, tais como: racionalidade limitada, heurísticas, vieses e nudges. Não há uma única solução capaz de acabar com o movimento antivacina, visto que ele existe desde a primeira vacina, no entanto, no caso da vacina do coronavírus, com o auxílio da economia comportamental, neste trabalho, foi possível identificar alguns pontos que podem ser importantes na identificação desses comportamentos antivacinais, e principalmente, apontar também algumas sugestões como incentivo ao ato de se vacinar que essa área de estudo nos permite identificar. Conclui-se, portanto, que as tendências psicológicas e comportamentais podem servir para a compreensão de aspectos influentes nesse movimento antivacina e também no auxílio de maneiras de incentivar a vacinação contra a Covid-19. Logo, é importante termos estudos mais aprofundados da área, que nos permitam utilizar da maneira mais eficaz as ferramentas que a economia comportamental disponibiliza.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEconomia - Aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19 (doença)-
Palavras-chave: dc.subjectVacinação-
Título: dc.titleA economia comportamental como aliada na vacinação contra a covid-19 no Brasil-
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