Análise da concentração de mercado no setor automobilístico brasileiro

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Autor(es): dc.contributorTorres, Ricardo Lobato-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorPaula, João Guilherme Ferreira de, 1999--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:29:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:29:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76950-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76950-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Ricardo Lobato Torres-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A indústria automobilística sempre se mostrou relevante para o Brasil e para o governo brasileiro, gerando impacto relevante no PIB do país e impacto direto na tributação arrecadada. A fim de entender o grau de concentração de mercado do setor automobilístico no Brasil, o presente trabalho propõe um estudo pautado no paradigma estrutura-conduta-desempenho, baseado nos dados obtidos a partir dos anuários estatísticos da Agência Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, e cálculo dos Índices de Razão de Concentração e Hirschman-Herfindahl nos períodos pré e pós regimes automotivos: o primeiro deles é o Regime Automotivo Brasileiro - 1995 a 1999 - e o segundo deles o Inovar-Auto - 2013 a 2017. Sendo assim, foram analisados os anos que antecedem e sucedem os regimes supracitados, e a partir dessa análise, concluiu-se que ambos os movimentos trouxeram uma melhora nos índices de concentração de mercado, principalmente no índice de Razão de Concentração dos 4 líderes de mercado (CR4) e do Índice Hirschman-Herfindahl (HH), principalmente no período pós Inovar-Auto. No entanto, pode-se dizer que o setor automobilístico ainda se mantem muito concentrado, visto que o grau de concentração entre as oito empresas (CR8) líderes do setor se manteve acima dos 90% em todo o período estudado.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectIndústria automobilística-
Palavras-chave: dc.subjectImpostos-
Título: dc.titleAnálise da concentração de mercado no setor automobilístico brasileiro-
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