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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Torres, Ricardo Lobato | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, João Guilherme Ferreira de, 1999- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:29:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:29:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76950 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76950 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Ricardo Lobato Torres | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A indústria automobilística sempre se mostrou relevante para o Brasil e para o governo brasileiro, gerando impacto relevante no PIB do país e impacto direto na tributação arrecadada. A fim de entender o grau de concentração de mercado do setor automobilístico no Brasil, o presente trabalho propõe um estudo pautado no paradigma estrutura-conduta-desempenho, baseado nos dados obtidos a partir dos anuários estatísticos da Agência Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, e cálculo dos Índices de Razão de Concentração e Hirschman-Herfindahl nos períodos pré e pós regimes automotivos: o primeiro deles é o Regime Automotivo Brasileiro - 1995 a 1999 - e o segundo deles o Inovar-Auto - 2013 a 2017. Sendo assim, foram analisados os anos que antecedem e sucedem os regimes supracitados, e a partir dessa análise, concluiu-se que ambos os movimentos trouxeram uma melhora nos índices de concentração de mercado, principalmente no índice de Razão de Concentração dos 4 líderes de mercado (CR4) e do Índice Hirschman-Herfindahl (HH), principalmente no período pós Inovar-Auto. No entanto, pode-se dizer que o setor automobilístico ainda se mantem muito concentrado, visto que o grau de concentração entre as oito empresas (CR8) líderes do setor se manteve acima dos 90% em todo o período estudado. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
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Palavras-chave: dc.subject | Indústria automobilística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impostos | - |
Título: dc.title | Análise da concentração de mercado no setor automobilístico brasileiro | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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