Educação e coronavírus : efeitos da pandemia da covid-19 sobre os resultados escolares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Junior Ruiz, 1977--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorAmaral, Gabriela Evangelista do, 1999--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:22:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:22:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76946-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76946-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Professor Dr. Junior Ruiz Garcia-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Considerada um dos principais pilares para a construção de uma personalizada e instruída força de trabalho, a educação se viu abalada frente aos desafios impostos pela pandemia do Covid-19. Diante dos grandes avanços dos resultados educacionais brasileiros obtidos desde o início do século XXI, a pandemia trouxe alterações ao modelo de aprendizagem retirando os estudantes das salas de aula e estabelecendo o modelo de ensino remoto. Este novo padrão - além de evidenciar dificuldades já impostas no modelo presencial - as potencializou, lançando preocupações sobre o modo de construção da futura mão de obra que estaria se formando neste período. O presente trabalho busca apresentar quais são os possíveis efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o aprendizado dos alunos neste período, em especial discente do ensino fundamental e médio. Neste contexto, o trabalho refletirá sobre a análise de diferentes autores com uma pesquisa bibliográfica, avaliando suas expectativas quanto a perda educacional desses estudantes na construção do mínimo necessário para exercer sua cidadania na sociedade moderna. Os resultados indicam que o modelo de ensino à distância adotado pelas escolas pode não ter sido eficaz o suficiente para substituir a modalidade presencial, em todas as etapas de ensino básico no Brasil e no mundo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Aspectos econômicos-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19 (doença)-
Título: dc.titleEducação e coronavírus : efeitos da pandemia da covid-19 sobre os resultados escolares-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.