Proposta de diversificação de práticas de avaliação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCasacio, Luciana, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Matemática-
Autor(es): dc.creatorSouza, Renata Barbosa da Silva de, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:23:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:23:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76921-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76921-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Luciana Casacio-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Tendo como objetivo principal pensar, questionar e procurar transformar as ações pedagógicas quanto às práticas avaliativas, propõe-se neste trabalho a aplicação de diversificação de práticas de avaliação. Avaliar o aluno indicando apenas seus erros, sem se preocupar com a aprendizagem, é comum e realidade no ambiente escolar. Geralmente, a avaliação da aprendizagem é tida como o fim de um processo, normalmente usada para "medir" o conhecimento dos alunos, e ao final desse processo, o conteúdo programático é considerado cumprido sem, muitas vezes, refletir se houve realmente a aprendizagem ou não. Entende-se que a avaliação é essencial ao processo educativo quando concebida com problematização, questionamento e reflexão sobre a ação com base nas teorias científicas; é necessário pensar, questionar e procurar transformar as práticas avaliativas, sobretudo com mudanças nas ações pedagógicas. Neste contexto, este trabalho aborda uma reflexão sobre os atuais métodos de avaliação e propõe a diversificação de estratégias de ensino para uma avaliação mais significativa, considerando ampliar as possibilidades de avaliação do conhecimento. Para isso, são propostas e aplicadas no Colégio Estadual Professora Sully da Rosa Vilarinho, do município de Pontal do Paraná, Estado do Paraná, quatro estratégias: a Abordagem por Resolução de Problemas, trazendo situações-problemas da vida real para serem exploradas, mostrando a matemática como ferramenta para solucionar situações cotidianas e transformando o ato de avaliar em um processo menos autoritário; a Modelagem Matemática como forma diferenciada de metodologia e avaliação, visto que essa prática ainda é pouco utilizada nas escolas e pode ser um sucesso ao tornar o aluno o centro do processo de sua aprendizagem; e as Avaliações Diagnósticas Formativas, disponibilizadas na plataforma do Ministério da Educação como auxílio ao retorno das aulas presenciais após a pandemia da Covid-19 e visam dar um direcionamento aos alunos através do seu nível de aprendizagem. Além disso, algumas formas tradicionais de avaliação são utilizadas para comparação dos métodos e demais formas de avaliar. Os resultados dessas aplicações levam à reflexão crítica sobre o conceito de avaliação e o processo de ensino aprendizagem ao identificar a importância de diversificar métodos de avaliação e repensar a prática educativa.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectMatematica - Instrumentos-
Título: dc.titleProposta de diversificação de práticas de avaliação-
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