
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sequinel, Rodrigo, 1979- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, João Vitor da Silva, 1997- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76854 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76854 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Sequinel | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 35-37 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : a aquisição de imagens digitais se popularizou como um método para obtenção de informações e dados de qualidade devido à praticidade, seletividade, baixo custo e sustentabilidade. Porém, pelo grande número de imagens e com a possível alteração de intensidade de luz, distancia da câmera ao objeto e a posição do material, se fez necessário construir um protótipo fechado com dimensões padronizadas e luminosidade controlada e uniforme. Em sua concepção final o protótipo foi equipado com webcam Logitech C920, para aquisições de imagens digitais e um pequeno computador (Rasberry pi 3 b+) para gerenciamento do tempo, obtenção e corte igualitário das imagens. O processo de aquisição foi ajustado para o tempo de 1 hora e obtenção de 100 fotos cortadas da mesma maneira, com o foco idêntico em todas. Depois de otimizado o protótipo foi utilizado para obtenção de imagens de sílica gel adsorvente colorida. A sílica gel é um produto importante para controle de umidade na indústria, e quando impregnada com corante do tipo azul/rosa, sua propriedade de adsorção possui uma característica de mudança de cor do azul (seco) para a rosa (úmido). A mudança de cor da sílica gel proveniente da absorção de umidade foi uma maneira eficiente de estudarmos e projetarmos as condições ideais para captação e tratamento de dados das imagens no protótipo. Para isso, foi necessário utilizar também um Arduino uno com sensor dht 22 para medição de umidade relativa aparente e temperatura real do processo. Os primeiros resultados mostraram problemas de ajuste de foco, estabilização e recorte das imagens, dificultado a repetibilidade de obtenção de informações. Após ajustes, chegou-se a uma concepção final do protótipo que atende ao objetivo proposto de capturar imagens de qualidade e permitir a obtenção de modelos matemáticos de boa correlação para o tratamento de dados e possível aplicação na indústria, tornando-se possível utilizar métodos de calibração multivariável para observar quantitativa a variação da cor, prevendo o tempo de saturação da sílica em diferentes umidades relativas. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imagens digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotometria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Silica gel | - |
| Título: dc.title | Construção de protótipo para aquisição de imagens digitais visando aplicação em escala de laboratório e possível escala comercial | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: