Limitaçoes decisorias do consumidor na escolha intertemporal com enfase no caso de financiamento de veiculos no Brasil : periodo de 2000 a 2006

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Autor(es): dc.contributorCruz, Marcio José Vargas da, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorSantos, Maria Aparecida Freitas dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:32:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:32:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76802-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76802-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marcio Jose Vargas da Cruz-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A teoria neoclássica do comportamento do consumidor estabelece conceitos que definem o modo pelo qual o consumidor maximiza sua satisfação. Isto significa dizer, à luz da teoria, que o indivíduo diante de opções de mercadorias ou cestas de mercadorias, define o que quer com base em sua preferência. Para essa escolha ele leva em consideração sua curva de indiferença e restrição orçamentária e, a partir disso escolhe o que prefere. Existem certas situações em que esse indivíduo pode consumir certo bem dentro de períodos, o que determina a escolha intertemporal, ou seja, o consumidor pode, dentre dois períodos d e c2, consumir sua renda, m1 e m2 efetuando combinações que o definirão como tomador de empréstimos ou emprestador. Diante deste quadro teórico apresentado, o fenômeno percebido no Brasil referente à oferta de crédito, em especial crédito para financiamento de veículos, traz à tona a questão do modo como esses consumidores tomam suas decisões. A existência de coerência no comportamento desses clientes e a teoria do comportamento do consumidor, unida a uma possibilidade de racionalidade limitada, conforme estudos de Simon, serviram de impulso para o estudo das limitações decisórias do consumidor na escolha intertemporal com ênfase no caso de financiamento de veículos no Brasil, no período de 2000 a 2006. Através de resultados de uma pesquisa realizada, por meio de questionário aplicado à potenciais consumidores do serviço de financiamento de veículos, verificou-se que, os indivíduos estabelecem o que preferem e, a partir disso não é possível classificar o processo de decisão como irracional, dado que o processo e escolha se dêem tendo por base preferências.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectAutomoveis - Comércio-
Palavras-chave: dc.subjectFinanciamento-
Título: dc.titleLimitaçoes decisorias do consumidor na escolha intertemporal com enfase no caso de financiamento de veiculos no Brasil : periodo de 2000 a 2006-
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