Internacionalizaçao de empresas : o caso da Embraer S.A. na China

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalla Costa, Armando João, 1955--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorNan, Xu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:28:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:28:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76785-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76785-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Armando Joao Dalla Costa-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: A Embraer é a empresa mais internacionalizada do Brasil e tem hoje subsidiárias em vários países do mundo. Este trabalho procurou estudar o processo de internacionalização da Embraer na China, tem como objetivo de analisar quais foram fatores que influenciaram a escolha da China, como foi o processo de internacionalização nesse mercado e quais foram as estratégias usadas. Para tais objetivos o presente trabalho procurou fazer um estudo da história da empresa, principalmente a história de internacionalização, e relacionou-as com as teorias graduais de internacionalização ou também conhecidas como a Escola de Uppsala, e as teorias de internacionalização com base nos custos de transação. Diferente de maioria das empresas, a Embraer tem sua principal fonte de receita no mercado internacional e o processo de internacionalização tem papel decisivo para o desenvolvimento e a sobrevivência da empresa. Com o presente trabalho pode -se concluir que a grande parte das teorias sobre a internacionalização é válida, porém deve ser considerado para cada caso as suas situações específicas e não tentar seguir uma fórmula única. A combinação das teorias também dará um resultado melhor quando se trata de decisão de uma empresa se internacionalizar.-
Formato: dc.format32 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas - Globalização-
Palavras-chave: dc.subjectIndustria aeronautica-
Título: dc.titleInternacionalizaçao de empresas : o caso da Embraer S.A. na China-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.