Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Flávio de Oliveira, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Moulepes, Davidson Jose | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:00:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:00:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76768 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76768 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Flavio de Oliveira Gonçalves | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto das características institucionais e individuais sobre o desempenho dos estudantes formandos dos cursos de Letras, Matemática e Pedagogia no Exame Nacional de Avaliação do Desempenho do Estudante (ENADE) no ano de 2005. Para a análise, foi utilizado o modelo multínivel, pois este incorpora a estrutura hierárquica dos dados na estimação. A partir dos resultados, verificou-se que a renda mensal familiar é significativamente relacionada ao desempenho do aluno no exame, assim como a escolaridade do pai e a da mãe. Em relação aos aspectos institucionais, a composição do corpo docente tem efeito positivo sobre a o resultado esperado na avaliação. Quanto maior a porcentagem de mestres e doutores dentro da instituição, melhores são os resultados dos formandos, assim como a utilização de aulas práticas e trabalhos em grupo como forma predominante de técnica de ensino utilizada pelos seus professores. | - |
Formato: dc.format | 55 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Título: dc.title | A formaçao dos futuros professores do ensino fundamental brasileiro : uma analise multinivel | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: