A formaçao dos futuros professores do ensino fundamental brasileiro : uma analise multinivel

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Flávio de Oliveira, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorMoulepes, Davidson Jose-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:00:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:00:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76768-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76768-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Flavio de Oliveira Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias Econômicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto das características institucionais e individuais sobre o desempenho dos estudantes formandos dos cursos de Letras, Matemática e Pedagogia no Exame Nacional de Avaliação do Desempenho do Estudante (ENADE) no ano de 2005. Para a análise, foi utilizado o modelo multínivel, pois este incorpora a estrutura hierárquica dos dados na estimação. A partir dos resultados, verificou-se que a renda mensal familiar é significativamente relacionada ao desempenho do aluno no exame, assim como a escolaridade do pai e a da mãe. Em relação aos aspectos institucionais, a composição do corpo docente tem efeito positivo sobre a o resultado esperado na avaliação. Quanto maior a porcentagem de mestres e doutores dentro da instituição, melhores são os resultados dos formandos, assim como a utilização de aulas práticas e trabalhos em grupo como forma predominante de técnica de ensino utilizada pelos seus professores.-
Formato: dc.format55 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Título: dc.titleA formaçao dos futuros professores do ensino fundamental brasileiro : uma analise multinivel-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.