
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Campos, Marília Andrade Torales, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vieira, Solange Reiguel, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Detzel, Suellen Antunes, 1998- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:37:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:37:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76763 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76763 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Marília Andrade Torales Campos | - |
| Descrição: dc.description | Coorientadora: Solange Reiguel Vieira | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A constante degradação ambiental provocada pelo modelo de desenvolvimento predominante na atualidade motivou o surgimento da Educação Ambiental (EA), como uma estratégia política para a transformação social e enfrentamento das injustiças ambientais. O presente trabalho possui como campo de pesquisa as escolas públicas estaduais localizadas no município de Curitiba – PR, considerados espaços privilegiados para a construção de conhecimentos e modificação de condutas individuais e coletivas em relação ao meio ambiente. O conjunto de escolas analisadas corresponde a uma parcela do grupo participante da primeira etapa de uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS) dos Setores de Educação, Litoral e Palotina da Universidade Federal do Paraná. Buscou-se analisar como são desenvolvidos os programas, projetos e ações pedagógicas de EA nas escolas participantes, na perspectiva das dimensões gestão e comunidade da EA, a partir da (1) identificação, com instrumento de coleta de dados construído coletivamente, dos programas, projetos e ações pedagógicas de EA nas escolas estaduais do município de Curitiba – PR; e (2) análise e discussão sobre quais aspectos da gestão escolar e comunidade são contemplados nos projetos, programas e ações pedagógicas da EA nas escolas participantes. Para o alcance desses objetivos, o estudo se estruturou nas seguintes etapas: a) construção coletiva de um instrumento, em forma de questionário online, para a descrição de programas, projetos e ações pedagógicas de Educação Ambiental; b) validação do instrumento; c) compartilhamento através do e-mail com as escolas participantes da primeira fase; d) análise qualitativa dos dados obtidos. Os resultados obtidos foram analisados à luz de teóricos do campo da Educação Ambiental com foco na gestão escolar e comunidade do entorno escolar. Como base para a discussão foram utilizadas as dimensões contextuais da Teoria da Atuação (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016), sendo consideradas dimensões contextos situados (e sua relação com a dimensão gestão) e contextos externos (e sua relação com a dimensão comunidade). Foi observado, dessa forma, o envolvimento da gestão nos projetos de EA analisados, elemento essencial para a construção da gestão democrática nas escolas, assim como a participação da comunidade escolar. Foram relatadas, ainda, dificuldades relativas à carência de recursos financeiros e humanos. Por fim, observou-se como fraca a participação da comunidade do entorno nos projetos de EA nas escolas, o que pode ser considerado um desafio às instituições para o desenvolvimento de EA e a implementação de políticas. Considera-se, dessa maneira, que ainda devem ser empregados esforços para a participação da comunidade do entorno nas iniciativas escolares de EA, mas existem potencialidades relacionadas à participação da comunidade escolar, sobretudo os estudantes e, ainda, o envolvimento da equipe gestora. A partir dessa avaliação, pode se evidenciar o papel dos atores escolares na construção da gestão democrática e o papel da escola no envolvimento da comunidade do entorno nos projetos que permitem essa construção. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Administração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Título: dc.title | Projetos de educação ambiental nas escolas da rede estadual localizadas no município de Curitiba - Paraná : sob o olhar da gestão escolar e comunidade | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: