Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Felipe de Almeida, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Yampolschi, Roseane, 1956- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, André Alves da, 1985- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:59:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:59:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76762 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76762 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Prof. Dra. Roseane Yampolschi | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ates, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 28/03/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A partir da contextualização sobre repertório vocal de obras dos séculos XX e dos pensamentos sobre performance e linguagem propostos pela estética do teatro pós-guerra, tendo como representantes Samuel Beckett e Antonin Artaud, foi realizada a análise de três peças da série Récitations (1978-79), do compositor Georges Aperghis. Estas análises têm como objetivo fornecer ferramentas ao intérprete para a construção da performance para o repertório de música vocal contemporânea. Para os procedimentos de análise, nos baseamos nos estudos analíticos de Jason Thorpe Buchanan, Daniel Durney e Eleni Ralli com o objetivo de detalhar algumas características técnicas da obra do compositor e de sua poética. Récitations, uma série de pequenas peças para voz não acompanhada, é um bom exemplo de como o trabalho com a voz, não somente em relação à sua consistência técnica, mas também no que se refere aos recursos expressivos e gestuais utilizados pelo compositor, resulta em uma força poética que amplia o contexto sonoro familiar de seus ouvintes. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Based in a contextualization on the vocal repertoire of the 20th century and a series of thoughts on performance and language proposed by the aesthetics of Post-War Theater, with Samuel Beckett and Antonin Artaud as representatives, an analysis of three pieces from Récitations (1978 -79), by composer Georges Aperghis. These combinations aim to provide tools for the performer to the construction of a contemporary vocal music repertoire performance. For the analysis procedures, we based this work on the analytical studies of Jason Thorpe Buchanan, Daniel Durney and Eleni Ralli with the aim of detailing some technical characteristics of the composer's work and his poetics. Récitations, a series of short pieces for unaccompanied voice, is a good example of how working with the voice, not only in relation to its technical consistency, but also with regards to the expressive and gestural resources used by the composer, results in a poetic force that expands the familiar sound context of its listeners. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aperghis, Georges, 1945- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musica vocal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composição (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voz - Representação teatral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Título: dc.title | O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: