A relação entre a desigualdade de renda e o ensino básico dos municípios brasileiros

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Autor(es): dc.contributorHasegawa, Marcos Minoru, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorSousa, Thiago Menezes, 1999--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:15:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:15:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76714-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76714-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcos Minoru Hasegawa-
Descrição: dc.descriptionTrabalho (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo desta dissertação é entender o efeito de indicadores educacionais na desigualdade de renda dos municípios brasileiros, de maneira a confirmar a literatura acadêmica, além de mostrar como a melhora da educação é um caminho que deve ser percorrido caso o Brasil queira diminuir sua desigualdade de renda e se aproximar dos países desenvolvidos. Para tal finalidade, o presente trabalho utiliza três formas principais de análise: Espacial, Regressão Linear Múltipla e Algoritmos de Aprendizado de Máquina. Os resultados demonstram que as variáveis dependem de sua localização no espaço e dos indicadores da vizinhança; municípios com maiores taxas de analfabetismo entre jovens, menores notas no Enem e com maiores taxas de entrada tardia no sistema de ensino são mais desiguais, enquanto municípios com maiores médias de horas de aula por dia para a educação infantil são menos desiguais; por fim, o Algoritmo de Aprendizado de Máquina demonstra que, das variáveis utilizadas, a taxa de analfabetismo entre jovens foia variável mais importante na predição dos municípios mais desiguais. Assim, os resultados da análise mostram que a relação entre educação e desigualdade de renda é real e significativa.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectRenda - Distribuição-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Título: dc.titleA relação entre a desigualdade de renda e o ensino básico dos municípios brasileiros-
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