
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Hasegawa, Marcos Minoru, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Sousa, Thiago Menezes, 1999- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:15:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:15:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76714 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76714 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcos Minoru Hasegawa | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo desta dissertação é entender o efeito de indicadores educacionais na desigualdade de renda dos municípios brasileiros, de maneira a confirmar a literatura acadêmica, além de mostrar como a melhora da educação é um caminho que deve ser percorrido caso o Brasil queira diminuir sua desigualdade de renda e se aproximar dos países desenvolvidos. Para tal finalidade, o presente trabalho utiliza três formas principais de análise: Espacial, Regressão Linear Múltipla e Algoritmos de Aprendizado de Máquina. Os resultados demonstram que as variáveis dependem de sua localização no espaço e dos indicadores da vizinhança; municípios com maiores taxas de analfabetismo entre jovens, menores notas no Enem e com maiores taxas de entrada tardia no sistema de ensino são mais desiguais, enquanto municípios com maiores médias de horas de aula por dia para a educação infantil são menos desiguais; por fim, o Algoritmo de Aprendizado de Máquina demonstra que, das variáveis utilizadas, a taxa de analfabetismo entre jovens foia variável mais importante na predição dos municípios mais desiguais. Assim, os resultados da análise mostram que a relação entre educação e desigualdade de renda é real e significativa. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Renda - Distribuição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Título: dc.title | A relação entre a desigualdade de renda e o ensino básico dos municípios brasileiros | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: