
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Garcia, Junior Ruiz, 1977- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Errera, Sofia Boechat, 1999- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:11:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:11:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76703 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76703 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Junior Ruiz Garcia | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O Índice de Progresso Genuíno (IPG) é uma métrica macroeconômica alternativa ao Produto Interno Bruto (PIB) como orientador do desenvolvimento econômico e bem-estar. Atualmente, o PIB é o indicador mais utilizado como base para a tomada de decisões pelas entidades públicas, apesar de suas inúmeras lacunas e limitações como medida do desenvolvimento e bem-estar da sociedade. Este índice não representa o real desenvolvimento, pois não indica os trade-offs e custos sociais, ambientais e econômicos associados ao crescimento econômico. Este estudo foi realizado a fim de apresentar o IPG e sua utilização pelo estado de Maryland, assim como seus resultados e desafios para ser aplicado por outros locais. Esta análise foi realizada a partir de dados e informações secundárias, obtidas através da revisão teórica de estudos já realizados sobre o IPG e seus resultados em Maryland. A partir do estudo realizado, foi possível compreender a necessidade de complemento dos sistema de contas nacionais pelo IPG e verificar seus impactos positivos em Maryland. Contudo, também foi possível concluir que este índice ainda possui diversas lacunas e fatores a serem revisados. Por isso, ele deve ser melhorado e complementado para posteriormente integrar o sistema de contas nacionais e basear decisões e políticas públicas que visam o desenvolvimento e bem-estar. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produto interno bruto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bem-estar | - |
| Título: dc.title | Índice de progresso genuíno (IPG) : o caso de Maryland | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: