Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Ivan Colangelo, 1982- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Damaceno, Raphaella Karoliny Lemes, 1995- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:39:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:39:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76670 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76670 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ivan Colangelo Salomão | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem como objetivo apresentar que o conceito popularmente disseminado de que a tributação brasileira não é eficaz por ser muito elevada não se comprova. O principal problema do sistema tributário nacional se dá pela sua composição, que por focar em impostos indiretos acaba por manter prejudicar o crescimento e desenvolvimento econômico, assim como acentuar o problema já existente da concentração de renda. Então qual seria o problema do sistema tributário nacional? A necessidade de uma reforma tributária no país é clara. O debate sobre uma atualização do sistema onde se alinhe as tendências dos principais países, onde se é levado em conta a capacidade tributária de cada cidadão. Essa forma mais "justa" de tributar tem como foco a arrecadação por meio de tributos diretos que incidem sobre renda, herança e patrimônio, ao invés de impostos indiretos, que incidem sobre o consumo, e possuem caráter regressivo, pois como incide de uma maneira numericamente igual para todos, as pessoas das camadas mais pobres da sociedade acabam, proporcionalmente, mais pois praticamente toda sua renda é revertida para consumo, enquanto as camadas mais ricas, por poderem poupar ou investir parte de sua renda, pagam menos. Esse cenário faz com que a tributação acabe sendo um entrave para o crescimento econômico, além de aumentar a desigualdade de renda no país. Para responder essa questão, analises teóricas e pesquisas realizadas mostraram que existe espaço na tributação brasileira para um maior nível de tributação direta, visando um maior desenvolvimento econômico e redução da carga tributária sobre as camadas mais carentes da sociedade que atualmente, proporcionalmente, tem um esforço fiscal maior. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma tributaria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impostos | - |
Título: dc.title | Um diagnostico para uma reforma tributaria progressiva | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: