Consumo, cerimônia e negócios : uma abordagem institucional de movimentos pró-saúde

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Autor(es): dc.contributorAlmeida, José Felipe Araujo de, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorAzenha, Ramon Bilha, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76666-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76666-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Felipe Araujo de Almeida-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho visa explicar alguns aspectos que compõem o consumo, se utilizando da abordagem institucional. O consumo é caracterizado como um comportamento capaz de conferir identidade, de gerar status e de transmitir valores, entre os quais destacam-se o valor instrumental e o valor cerimonial. Enquanto quem produz o que é consumido, as firmas, precisam convencer os consumidores a adquirir os seus produtos e o fazem através da figura de seu tomador de decisões, o empresário. Como a sociedade é constituída pelas instituições, ambos esses atores, consumidor e empresário, precisam ser capazes de interagir com as instituições para atingirem seus objetivos. O empresário deve ser especialmente capaz de lidar com as instituições, pois ele precisa entender a perspectiva do consumidor para tomar as suas decisões e convencer o consumidor. A discussão sobre a corporação também se faz presente, visto que ela tem um papel fundamental sobre o consumo, pois é a instituição hegemônica. Com os aspectos do consumo estabelecidos, a discussão se volta para como movimentos pró-saúde se transformaram em negócios bastante lucrativos, sendo o Outubro Rosa o mais famoso e, portanto, o foco da discussão.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEconomia institucional-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo (Economia)-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da saúde-
Título: dc.titleConsumo, cerimônia e negócios : uma abordagem institucional de movimentos pró-saúde-
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