Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Althaus Junior, Adalto Acir, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Volpe, Rafael Peliçon, 1998- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76665 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76665 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Adalto Acir Althaus Junior | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Aplicar em ações é um assunto bastante complexo para os investidores tendo em vista a volatilidade dos retornos e as incertezas envolvidas. Em virtude disso, o presente trabalho tem como objetivo geral verificar se a análise fundamentalista é capaz de fornecer subsídio suficiente para auxiliar na seleção de ações de companhias brasileiras, de forma que se supere o Ibovespa no retorno acumulado entre os anos 2014-2019. Com um novo indicador proposto obtido com o produto dos índices P/VP, ROA e ROE divididos pelo P/L, foi verificado se o investidor consegue gerar uma carteira de ações de forma que seja superado o rendimento acumulado do principal benchmark do mercado de renda variável, o Ibovespa. Para tanto, foram elaboradas duas versões de carteiras simuladas, uma com a seleção mantida constante em todo o período e outra com rebalanceamento anual. A pesquisa classifica-se como quantitativa e qualitativa em relação a sua abordagem, com base em uma amostragem não probabilística por conveniência. Concluiu-se com os dados analisados que a escola fundamentalista em conjunto com rebalanceamentos periódicos pode proporcionar retornos maiores que o benchmark escolhido, ainda que seja improvável que se supere um índice amplo de mercado. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações (Finanças) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado financeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ativos financeiros de renda fixa | - |
Título: dc.title | Análise fundamentalista como ferramenta de seleção de ações : studo de carteira teórica entre os anos 2014-2019 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: