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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bagattolli, Carolina, 1983- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Rodelli, Nathália Cristina Ferreira, 1991- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:39:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:39:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76654 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76654 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dra. Carolina Bagattolli | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a meritocracia, de maneira que apresenta alguns fatores impeditivos para que o discurso meritocrático possa fazer sentido na atual sociedade brasileira. A meritocracia não é um discurso novo, sendo que no Brasil, seu histórico remonta os tempos do Brasil Colonial, no qual as relações eram baseadas na influência pessoal e no poderio das famílias que pertenciam às melhores posições sociais. O objetivo da pesquisa foi demonstrar a falta de sustentação para o discurso da meritocracia, tendo por base a realidade socioeconômica brasileira. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, tendo a pesquisa bibliográfica sido realizada em livros e artigos científicos que contribuíram para formar o arcabouço teórico da mesma. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. A realidade brasileira tem mostrado que, assim como no Brasil Colonial em que as influências pessoais ditavam como o indivíduo seria posicionado na sociedade, na atualidade, são a qualidade da educação e as condições socioeconômicas que vão proporcionar ao mesmo um lugar de destaque nos círculos empregatícios e educacionais, o que prejudica o discurso de que todos podem competir entre si, pois não há condições de igualdade entre as pessoas. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meritocracia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Título: dc.title | Desigualdade em tempos de discurso de meritocracia : análise fundamentada na educação pública brasileira | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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