Desigualdade em tempos de discurso de meritocracia : análise fundamentada na educação pública brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBagattolli, Carolina, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorRodelli, Nathália Cristina Ferreira, 1991--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:39:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:39:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76654-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76654-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dra. Carolina Bagattolli-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a meritocracia, de maneira que apresenta alguns fatores impeditivos para que o discurso meritocrático possa fazer sentido na atual sociedade brasileira. A meritocracia não é um discurso novo, sendo que no Brasil, seu histórico remonta os tempos do Brasil Colonial, no qual as relações eram baseadas na influência pessoal e no poderio das famílias que pertenciam às melhores posições sociais. O objetivo da pesquisa foi demonstrar a falta de sustentação para o discurso da meritocracia, tendo por base a realidade socioeconômica brasileira. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, tendo a pesquisa bibliográfica sido realizada em livros e artigos científicos que contribuíram para formar o arcabouço teórico da mesma. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. A realidade brasileira tem mostrado que, assim como no Brasil Colonial em que as influências pessoais ditavam como o indivíduo seria posicionado na sociedade, na atualidade, são a qualidade da educação e as condições socioeconômicas que vão proporcionar ao mesmo um lugar de destaque nos círculos empregatícios e educacionais, o que prejudica o discurso de que todos podem competir entre si, pois não há condições de igualdade entre as pessoas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMeritocracia-
Palavras-chave: dc.subjectPobreza-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Título: dc.titleDesigualdade em tempos de discurso de meritocracia : análise fundamentada na educação pública brasileira-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.