
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bittencourt, Maurício Vaz Lobo, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Herberts, Matheus, 1999- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:38:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:38:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76648 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76648 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Mauricio Vaz Lobo Bittencourt | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo tem como objetivo analisar através da perspectiva de autores da Escola Austríaca de Economia quais são os possíveis efeitos do Quantitative Easing (QE) na desigualdade de renda e de riqueza. Através de um teste t para duas amostras, foi testado se o QE teve ou não efeito na desigualdade de renda entre 2008 e 2019. E através da teoria dos autores austríacos, foi analisado se o QE poderia causar desigualdade de renda através do canal da inflação e desigualdade de riqueza através do canal das taxas de juros. Após as análises, o teste t para duas amostras não rejeitou a hipótese nula de que o QE não tem efeito na desigualdade de renda, enquanto pela teoria foi concluído que o QE não levaria necessariamente a uma maior desigualdade de renda visto que sua aplicação não é inerentemente inflacionária. Já para a desigualdade de riqueza, a teoria também não indicou que o QE leve necessariamente a desigualdade de riqueza através da redução das taxas de juros, porém ao combinar a teoria com os dados empíricos em relação às diferentes carteiras de ativos entre os grupos de riqueza, o estudo concluí que o QE pode causar desigualdade de riqueza através da redução das taxas de juros, assim como é corroborado por outros estudos. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Igualdade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola austríaca de economistas | - |
| Título: dc.title | Quantitative easing e desigualdade : uma perspectiva austríaca | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: