Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dalzoto, Patricia do Rocio, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional | - |
Autor(es): dc.creator | Borba, Fernanda Teresinha Dario | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:41:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:41:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76620 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76620 | - |
Descrição: dc.description | Orientador(a): Profa. Dra. Patricia do Rocio Dalzoto | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO. Defesa : Curitiba, 13/05/2022 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Ensino de Biologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A metodologia pela qual os professores da educação básica trabalham o Reino Fungi apresenta inúmeras falhas no processo de ensino-aprendizagem. As aulas caracterizam um caráter expositivo, restrito à sua classificação, morfologia e reprodução, desconsiderando a sua importância ecológica. Assim, o presente trabalho tem a finalidade de verificar como a educação básica aborda o Reino Fungi analisando a produção acadêmica sobre o tema. Portanto, este trabalho consistiu na elaboração e aplicação de uma sequência didática para trabalhar o conteúdo de fungos no ensino médio, objetivando a efetivação de uma aprendizagem científica e investigativa. A metodologia empregada foi elaborada por meio de aulas teóricas e práticas e uma saída de campo. A pesquisa foi desenvolvida com base nas avaliações da sequência didática executada. Para obtenção dos dados, foram aplicados questionários para que os educandos expressassem suas ideias e saberes, estes baseados nos conteúdos referentes aos fungos. Qualitativamente, levando-se em conta o pequeno número amostral, foi possível observar maior número de acertos no questionário aplicado após a sequência didática. Por fim, foi elaborada uma cartilha educativa para trabalhar o conteúdo de fungos no ensino médio. Outros aspectos podem ser destacados, como a participação ativa dos estudantes, na execução dos roteiros, na confecção dos mapas mentais, nas discussões, pesquisas e apresentações e nas atividades elaboradas baseadas no método investigativo. No decorrer de todas as atividades realizadas, pode-se evidenciar uma abordagem comunicativa dialogada, proporcionando ao ensino um processo de construção compartilhada de significados. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The methodology by which basic education teachers work at Reino Fungi has numerous flaws in the teaching-learning process. Classes feature an expository character, restricted to their classification, morphology and reproduction, disregarding their ecological importance. Thus, the present work aims to verify how basic education approaches the Fungi Kingdom by analyzing the academic production on the subject. Therefore, this work consisted in the elaboration and application of a didactic sequence to work the content of fungi in high school, aiming at the effectiveness of a scientific and investigative learning. The methodology used was developed through theoretical and practical classes and a field trip. The research was developed based on the evaluations of the didactic sequence performed. To obtain the data, questionnaires were applied so that the students could express their ideas and knowledge, based on the contents related to fungi. Qualitatively, talking into account the small sample size, it was possible to observe a greater number of correct answers in the questionnaire applied after the didactic sequence. Finally, an educational booklet was prepared to work on the content of fungi in high school. Other aspects can be highlighted, such as the active participation of students, in the execution of the scripts, in the making of mental maps, in the discussions, research and presentations and in the activities elaborated based on the investigative method. In the course of all the activities carried out, a dialogic communicative approach can be evidenced, providing teaching with a process of shared construction of meanings. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fungos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Título: dc.title | Sequência didática e cartilha educativa sobre fungos para o ensino médio | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: