Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Renk, Arlene Anelia | - |
Autor(es): dc.contributor | Ranzi, Serlei Maria Fischer, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Lazzarini, Célia Carmem Martinson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:38:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:38:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/76571 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76571 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Arlene Renk | - |
Descrição: dc.description | Co-orientadora : Serlei M. Fischer Ranzi | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O estudo trata da escola elementar teuto-brasileira na comunidade evangélica (atual IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) da colônia Bom Retiro, município de Joaçaba - SC, entre 1917 e 1938, período em que ocorreu o processo de abertura da escola elementar e o avanço progressivo da escola pública no estado catarinense, em função da campanha de nacionalização do ensino. Neste sentido, para substantivar a cultura escolar, aborda o vínculo entre o contexto religioso, a igreja evangélica e o processo educativo. Dentre os elementos da cultura escolar daquele meio, trata de questões relacionadas ao processo de abertura da escola, às suas motivações, à organização e à finalidade da escola. Além disso, caracteriza o espaço escolar e a funcionalidade da escola na vida da comunidade, indicando a interrupção daquela modalidade de escola, no município de Joaçaba, em função do avanço progressivo da escola pública catarinense. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The study is about the German-Brazilian communitarian elementary school in the Evangelical community (currently Evangelical Church of Luteran Confession of Brazil), in Bom Retiro colony, in Joaçaba County, and was performed between 1917 to 1938, the period when the opening process of the elementary school happens and the progressive advance of the public school in the State of Santa Catarina on account of the teaching nationalization campaign. In this sense, it is necessary to point out the scholar culture and the link with the religious context, the Evangelical Church, and the educational process. The process with the school opening, its motivation, its re-organization and its rules are among the elements of the scholar culture in that reality. It characterizes the scholar space, the school functionality in the community life, indicating the interruption of that school modality in Joaçaba County due to the progressive advance of public school in the State of Santa Catarina. | - |
Formato: dc.format | viii, 197 f. : il., retrs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A escola Teuto-Brasileira na zona rural e a participação da igreja evangélica no processo escolar comunitário Bom Retiro-Joaçaba-SC (1917 a 1938) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: