O ensino de eletrostática visando uma reflexão sobre a deficiência visual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTonezer, Camila, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorSantos, Thais Cristina dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:45:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:45:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/76546-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/76546-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Camila Tonezer-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 42-45-
Descrição: dc.descriptionResumo : este trabalho apresenta uma proposta de inclusão nas aulas de Física, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, abordando os conceitos básicos de eletrostática, com o objetivo de tornar o aluno com deficiência visual um participante ativo das aulas e promover uma melhor interação entre a turma, propomos algumas intervenções nas aulas de Física. Pressupomos que a realização de dinâmicas apresentou aos estudantes algumas reflexões e possibilitou a inclusão do colega com deficiência visual. O estudo foi realizado em duas fases, sendo estruturado em 6 (seis) aulas, com duração de 45 a 50 minutos cada. Na primeira fase, realizamos uma Revisão da Literatura com o intuito de analisar as atividades de Físicas que visam a inclusão, verificação da evolução da legislação ao longo dos anos e verificamos as adaptações necessárias para a realização de uma aula inclusiva. Na segunda fase desenvolvemos a proposta em um colégio estadual na cidade de Palotina, com a participação da turma do terceiro ano do colégio. Houve o levantamento das concepções dos alunos e professores por meio de um questionário, a fim de analisarmos as percepções dos alunos e docentes sobre a deficiência visual e inclusão e verificarmos o êxito de nossa interferência. Iniciamos com a aplicação de um questionário, seguido pela intervenção utilizando dinâmicas, aulas interativas e materiais táteis. Aplicamos novamente o questionário para verificar se houve mudança nas concepções ali presentes. Os resultados encontrados no presente estudo, sugerem que a intervenção por meio de dinâmicas, aulas interativas e materiais táteis, foi uma proposta favorável para a construção dos conhecimentos relacionados a eletrostática. Aumentando assim o interesse dos alunos pelos conceitos trabalhados, possibilitando o desenvolvimento do pensamento crítico, empatia, cooperação e o trabalho em equipe, promovendo por meio destes a inclusão.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEletrostatica-
Título: dc.titleO ensino de eletrostática visando uma reflexão sobre a deficiência visual-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.